A POTENCIALIDADE DA SALA DE AULA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES

Autores

  • Conceição Roberta da Silva Moraes Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • André Perticarrar Especialista em Ensino de Biologia pela FMRP/USP
  • Flávio Borges do Nascimento Unicamp

Resumo

A literatura sobre a formação de docente apresenta estudos que demonstram a importânciade formação
continuada no ambiente escolar. Este artigo busca averiguar a perspectiva encontros formativos
realizados com 53 docentes de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Diretoriade Ensino
da Região Guarulhos Sul no ano de 2023. O objetivo do estudo está pautado em apresentaruma
abordagem de formação continuada de docentes, fundamentada na estruturação por pares entreo
formador e os professores participantes, com ênfase na reflexão sobre a prática e a utilização da sala
como ambiente de pesquisa no processo de ensino e aprendizagem. Os dados foram coletados por
meio de questionário estruturado com análise de dados alicerçada nos procedimentos metodológico
das narrativas. Os resultados demonstraram uma tendência de compreensão da importância de um
olhar crítico sobre o processo de ensino e de como utilizar a sala de aula como espaço formativo.

Biografia do Autor

Conceição Roberta da Silva Moraes, Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

1Mestranda em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo –
Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo IFSP, http://lattes.cnpq.br/4973439769556049,https://orcid.org/0009-0002-2869-7017, silva.robertac@gmail.com.

André Perticarrar, Especialista em Ensino de Biologia pela FMRP/USP

Doutor e Mestre em Biologia Comparada pela USP, Especialista em Ensino de Biologia pela FMRP/USP,
Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, http://lattes.cnpq.br/5552798921442636,
https://orcid.org/0000-0002-8200-5854, aperticarrari@ifsp.edu.br

Flávio Borges do Nascimento, Unicamp

Doutor em Ensino de Ciências pela Unicamp, Mestre em Geociências, Pós-Graduado em Astronomia e
Educação Inclusiva, Graduado em Geografia e Pedagogia, f158878@dac.unicamp.br,
https://lattes.cnpq.br/2135621760296633, https://orcid.org/0000-0001-5102-0181.
Parecer de Ética nº6.053.244

Downloads

Publicado

2023-12-20