BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFLA EM TEMPOS DE PANDEMIA:
UM OLHAR SOBRE A QUARENTENA BRINCANTE
Resumo
As crianças nascem imersas no contexto cultural e é pelo brincar que ocorre apropriação e entendimento da cultura na qual está inserida. Estando integrada a uma sociedade que perpassa por diversos cenários é necessário revisitar e discutir quais os tempos e espaços do e para o brincar. Nesse sentido, o trabalho em tela visa apresentar as contribuições de uma iniciativa intitulada “Quarentena Brincante”, realizada pela equipe de brincantes da Brinquedoteca Universitária do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) , durante o período de pandemia da Covid-19. Para tanto, como procedimento metodológico, foi realizada pesquisa de natureza básica com abordagem descritiva dos conteúdos disponíveis no canal do Youtube da Brinquedoteca da UFLA utilizando o método de análise de conteúdos de Bardin (2011). Realizou-se, ainda, uma pesquisa bibliográfica notando quais as concepções que norteiam a definição de infância e a importância do brincar. Os resultados evidenciaram que as propostas desenvolvidas pelas brincantes envolvendo brincadeiras e a manipulação de brinquedos oferecem e proporcionam distintas possibilidades para o brincar. Nesse sentido, compreende-se que as ações do projeto Quarentena Brincante contribuíram para a manutenção do direito de brincar em tempos de pandemia suscitando possibilidades brincantes em uma situação adversa como a que vivemos. Revelaram-se ainda, possibilidades de ampliação do conhecimento brincar para além da pandemia, revelando-se iniciativas envolvendo o brincar comprometidas com o protagonismo infantil, com a valorização da cultura infantil e a promoção da infância.