BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFLA EM TEMPOS DE PANDEMIA:

UM OLHAR SOBRE A QUARENTENA BRINCANTE

Autores

  • Beatriz Maria de Nazaré Siqueira Universidade Federal de Lavras
  • Francine de Paulo Martins Lima Universidade Federal de Lavras

Resumo

As crianças nascem imersas no contexto cultural e é pelo brincar que ocorre apropriação e entendimento da cultura na qual está inserida. Estando integrada a uma sociedade que perpassa por diversos cenários é necessário revisitar e discutir quais os tempos e espaços do e para o brincar. Nesse sentido, o trabalho em tela visa apresentar as contribuições de uma iniciativa intitulada “Quarentena Brincante”, realizada pela equipe de brincantes da Brinquedoteca Universitária do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) , durante o período de pandemia da Covid-19. Para tanto, como procedimento metodológico, foi realizada pesquisa de natureza básica com abordagem descritiva dos conteúdos disponíveis no canal do Youtube da Brinquedoteca da UFLA utilizando o método de análise de conteúdos de Bardin (2011). Realizou-se, ainda, uma pesquisa bibliográfica notando quais as concepções que norteiam a definição de infância e a importância do brincar. Os resultados evidenciaram que as propostas desenvolvidas pelas brincantes envolvendo brincadeiras e a manipulação de brinquedos oferecem e proporcionam distintas possibilidades para o brincar. Nesse sentido, compreende-se que as ações do projeto Quarentena Brincante contribuíram para a manutenção do direito de brincar em tempos de pandemia suscitando possibilidades brincantes em uma situação adversa como a que vivemos. Revelaram-se ainda, possibilidades de ampliação do conhecimento brincar para além da pandemia, revelando-se iniciativas envolvendo o brincar comprometidas com o protagonismo infantil, com a valorização da cultura infantil e a promoção da infância. 


Biografia do Autor

Beatriz Maria de Nazaré Siqueira, Universidade Federal de Lavras

Mestranda em Educação e pedagoga pela Universidade Federal de Lavras. Integrante da Brinquedoteca
 Universitária do curso de Pedagogia da UFLA e do Grupo de Pesquisa sobre Formação docente, práticas 
pedagógicas e Didática (FORPEDI/CNPq/UFLA). Docente na rede de ensino municipal de Lavras, Lavras- MG,
 http://lattes.cnpq.br/6143572344949025, https://orcid.org/0009-0007-2229-3595, bm160592gmail.com

Francine de Paulo Martins Lima, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia universidade Católica de São Paulo e
Docente Permanente da área de Didática e Estágios e do Programa de Pós-Graduação em Educação
– Mestrado Profissional da Universidade de Federal de Lavras (UFLA). Líder do Grupo de Pesquisa
sobre formação docente, práticas pedagógicas e Didática (FORPEDI/CNPq/UFLA) e coordenadora da
Brinquedoteca Universitária do curso de Pedagogia da UFLA, Lavras-MG,  http://lattes.cnpq.br/4747830234482028, https://orcid.org/0000-0002-9646-8235, francine.lima@ufla.br


Downloads

Publicado

2023-12-20