LEITURA E FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS

Autores

  • Juliana Cavalcanti Candelária Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Guaraciaba Micheletti Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Leila Sampaio da Silva Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Resumo

O presente artigo é parte da pesquisa de mestrado cujo tema central é a importância de ser um professor leitor para o processo de ensino aprendizagem. Para isso, optou-se pela metodologia da pesquisa bibliográfica exploratória que visa utilizar como recurso aquilo que já se tem escrito sobre a temática. Considerar que a leitura possibilita uma abertura para o outro, não só pelas conversas que acontecem sobre os livros ou pelas narrativas que podemos vivenciar a partir delas, mas a riqueza de entrar em contato com a verdade do sujeito, as memórias e o poder de ressignificá-las e atribuir novo sentido às nossas histórias de vida. Sendo assim, acredita-se em uma possibilidade, a partir das narrativas autobiográficas, de reflexão do/a professor/a sobre seu comportamento leitor, suas escolhas e como elas interferem em seu fazer docente em sala de aula. Talvez uma potencial
oportunidade de protagonizar um novo sentido identitário para os mesmos em suas ações pedagógicas.

Biografia do Autor

Juliana Cavalcanti Candelária, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Graduanda do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Pesquisa sobre o tema Leitura e Formação Docente e partir das narrativas (auto)biográficas. julianacavalcanticandelaria@gmail.com

Guaraciaba Micheletti, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID); Professora Aposentada da Universidade de São Paulo (FFLCH - USP); guatti@uol.com.br, O

Leila Sampaio da Silva, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Graduanda do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Pesquisa sobre o tema Educação Estética nas narrativas (auto)biográficas;
sampaio.leila@gmail.com; 

Downloads

Publicado

2023-12-20