LEITURA E FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS
Resumo
O presente artigo é parte da pesquisa de mestrado cujo tema central é a importância de ser um professor leitor para o processo de ensino aprendizagem. Para isso, optou-se pela metodologia da pesquisa bibliográfica exploratória que visa utilizar como recurso aquilo que já se tem escrito sobre a temática. Considerar que a leitura possibilita uma abertura para o outro, não só pelas conversas que acontecem sobre os livros ou pelas narrativas que podemos vivenciar a partir delas, mas a riqueza de entrar em contato com a verdade do sujeito, as memórias e o poder de ressignificá-las e atribuir novo sentido às nossas histórias de vida. Sendo assim, acredita-se em uma possibilidade, a partir das narrativas autobiográficas, de reflexão do/a professor/a sobre seu comportamento leitor, suas escolhas e como elas interferem em seu fazer docente em sala de aula. Talvez uma potencial
oportunidade de protagonizar um novo sentido identitário para os mesmos em suas ações pedagógicas.