POTENCIALIDADES DO JOGO DE TABULEIRO PARA APRENDIZAGEM

Autores

  • Aparecida Cristina Ártico Faculdades Guarulhos
  • Denis Basílio de Oliveira
  • Flávio Borges do Nascimento Unicamp
  • Kelly Yuki Komor Harvard Universit

Resumo

Os jogos de tabuleiro podem ser um aparato eficaz no processo de aprendizagem devido ao seu
potencial para engajar os estudantes de forma divertida e desafiadora. Eles permitem a aplicação
prática de conceitos, promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas, incentivam a
colaboração e interação social, podem ser adaptados para distintos componentes curriculares,
promovem a inclusão cultural e incentivam a aprendizagem ao longo da vida. Define-se como pergunta norteadora deste artigo. Quais as potencialidades de um jogo de tabuleiro para o aprendizado escolar? A pergunta desencadeia o objetivo de tentar compreender as potencialidades jogo de tabuleiro intitulado “Projeto de Vida” para o aprendizado dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental. 
O estudo foi estruturado metodologicamente a luz da pesquisa participante com cunho epistemológico qualitativo aplicado na rede estadual de ensino de São Paulo com levantamento e análise de dados realizados por meio de Núcleos de Significação. Os resultados denotam que o jogo de tabuleiro “Projeto de Vida” clarifica e direciona o projeto de vida ao potencializar o aprendizado escolar. 

Biografia do Autor

Aparecida Cristina Ártico, Faculdades Guarulhos

Graduada em Psicologia Faculdades Guarulhos, acaartico@gmail.com, lattes.cnpq.br/1661712475718503, Orcid0009-0002-
7532-722X.

Denis Basílio de Oliveira

Especialização em História da Arte e Cultura Contemporânea, Graduado em Educação Artística - Artes Plásticas, deniscaricatura@gmail.com , lattes.cnpq.br/ 9359115128113566, Orcid0009-0007-3365-8158.

Flávio Borges do Nascimento, Unicamp

Doutor em Ensino de Ciências pela Unicamp, Mestre em Geociências, Especialista em Astronomia e Educação Inclusiva, Graduado em Geografia e Pedagogia, f158878@dac.unicamp.br, lattes.cnpq.br/2135621760296633, orcid0000-0001-5102- 0181.

Kelly Yuki Komor, Harvard Universit

Especialização em língua Inglesa pela Harvard Universit, (modalidade presencial), graduada em Letras e Pedagogia, kelly_komori@yahoo.com, http://lattes.cnpq.br/5993297559085343, https://orcid.org/0009-0002-5170-2080.

Downloads

Publicado

2023-12-20