A INVESTIGAÇÃO DIDÁTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO CONTEXTO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Garcia Fernandes Universidade Federal de Lavras
  • Francine de Paulo Martins Lima Universidade Federal de Lavras

Resumo

No contexto educacional, as discussões teóricas sobre formação inicial de qualidade e efetiva não são novidade. Além disso, são discutidas as qualificações necessárias para o processo de formação, com o objetivo de aprimorar essa etapa de ensino e aprendizado, por meio de iniciativas e programas. Assim, o objetivo deste artigo é o de analisar a Investigação Didática como dispositivo para a formação docente no âmbito do programa Residência Pedagógica. Como objetivo específico pretende-se evidenciar as mudanças de concepções na prática docente e como a investigação didática pôde possibilitar o avanço nas estratégias de ensino durante a pandemia de Covid-19. Portanto, como procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo análise documental, em que foi analisado os registros reflexivos de uma residente integrante da Residência pedagógica do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Lavras, acerca da investigação didática realizada ao longo do programa. Os resultados evidenciaram a importância das reflexões acerca do processo de escrita, dos registros reflexivos e a evolução do olhar investigativo da residente que culminaram nos processos de ensino-aprendizagem com foco no ler e escrever e de seus usos sociais. Nesse sentido, esse estudo corroborou para a construção da formação inicial e da profissionalidade docente, pois possibilitou um novo olhar para a docência nos anos iniciais do ensino fundamental. Em síntese, o processo de investigação didática no contexto da Residência Pedagógica proporcionou ricas experiências teóricas e práticas e, notadamente, contribuiu para a reflexão sobre a prática pedagógica e seu aprimoramento.

Biografia do Autor

Garcia Fernandes, Universidade Federal de Lavras

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Lavras; Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional  e Educação Especial e inclusiva. Padagoga de atenção á saúde da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Lavras, http://lattes.cnpq.br/0925061574130975, Orcid: https://orcid.org/0009-0001-3259-4611, E-mail: nathaliagarcia.pedagoga@gmail.com

Francine de Paulo Martins Lima, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Educação e Docente da área de Didática e Estágios da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional da UFLA. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Didática (FORPEDI/CNPq/UFLA). Coordenadora de área do Programa Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da UFLA nos anos de 2020-2022 e 2022 a 2024. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4747830234482028, ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-9646-8235, e-mail: francine.lima@ufla.br.

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Publicado

2024-08-12