A LIDERANÇA DO DIRETOR PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO POLÍTICO PARA A CIDADANIA NO AMBIENTE ESCOLAR
Palavras-chave:
Educação Política, Educação para a Cidadania, Diretor, Gestor, Burocratas de Médio EscalãoResumo
O artigo tem o objetivo de compreender o desafio de ensinar a Educação Política para a Cidadania aos jovens e crianças no âmbito escolar e com a pretensão de identificar, descrever e analisar quais meios serão necessários para concretizar o ensino da Educação Política para a Cidadania na escola. Buscou-se examinar qual seria o caminho que um diretor deve percorrer para propor um projeto político pedagógico que contemple o ensino da Educação Política para a Cidadania bem como quais boas práticas pedagógicas poderão utilizar com a finalidade de construir uma escola com ensino de qualidade. Na pesquisa a metodologia utilizada consistiu em uma revisão de literatura para encontrar suporte teórico para examinar a figura do burocrata de médio escalão como o ator que desempenha função de gestão e direção intermediária (como os diretores de escola) em estruturas públicas e privadas que são responsáveis pela gestão de equipes e pela interface entre o alto escalão e o nível de rua (Pires et al., 2018). A gestão é de fundamental importância para o planejamento eficiente do sistema de ensino e para o desenvolvimento de uma educação de qualidade, que contemple a formação crítica e autônoma dos estudantes. O estudo amparado na revisão de parte da bibliografia existente a respeito do assunto aponta abordagens convergentes a respeito do ensino da Educação Política para a Cidadania no âmbito escolar, uma vez que a literatura sinaliza que o educador deve ser visto como protagonistas na educação para a democracia (SOTO, 2018, p. 4). Desse modo, considera-se fundamental o papel do diretor na gestão visando o planejamento, a organização, a coordenação no que tange aos objetivos de promover uma educação púbica de qualidade.