A LIDERANÇA DO DIRETOR PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO POLÍTICO PARA A CIDADANIA NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Ana Paula Lopes Spineli Macedo Universidade Cidade de São Paulo
  • Alexsandro do Nascimento dos Santos Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Palavras-chave:

Educação Política, Educação para a Cidadania, Diretor, Gestor, Burocratas de Médio Escalão

Resumo

O artigo tem o objetivo de compreender o desafio de ensinar a Educação Política para a Cidadania aos jovens e crianças no âmbito escolar e com a   pretensão de identificar, descrever e analisar quais meios serão necessários para concretizar o ensino da Educação Política para a Cidadania na escola. Buscou-se examinar qual seria o caminho que um diretor deve percorrer para propor um projeto político pedagógico que contemple o ensino da Educação Política para a Cidadania bem como quais boas práticas pedagógicas poderão utilizar com a finalidade de construir uma escola com ensino de qualidade. Na pesquisa a metodologia utilizada consistiu em uma revisão de literatura para encontrar suporte teórico para examinar a figura do burocrata de médio escalão como o ator que desempenha função de gestão e direção intermediária (como os diretores de escola) em estruturas públicas e privadas que são responsáveis pela gestão de equipes e pela interface entre o alto escalão e o nível de rua (Pires et al., 2018).  A gestão é de fundamental importância para o planejamento eficiente do sistema de ensino e para o desenvolvimento de uma educação de qualidade, que contemple a formação crítica e autônoma dos estudantes. O estudo amparado na revisão de parte da bibliografia existente a respeito do assunto aponta abordagens convergentes a respeito do ensino da Educação Política para a Cidadania no âmbito escolar, uma vez que a literatura sinaliza que o educador deve ser visto como protagonistas   na educação para a democracia (SOTO, 2018, p. 4). Desse modo, considera-se fundamental o papel do diretor na gestão visando o planejamento, a organização, a coordenação no que tange aos objetivos de promover uma educação púbica de qualidade.

Biografia do Autor

Ana Paula Lopes Spineli Macedo, Universidade Cidade de São Paulo

Ana Paula Lopes Spineli Macedo, Assistente  Jurídico do Tribunal de Justiça de São Paulo, Mestranda em Educação pela Unicid  - Universidade Cidade de São Paulo – Endereço residencial:  Rua Intendência, 251, apto. 1601, Belenzinho, CEP 03015-010, ORCID: https://orcid.org/0009-0003-6127-1592.

Alexsandro do Nascimento dos Santos, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2337-3104 E-mail: alexsandrosantos1980@gmail.com.

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Publicado

2024-08-12