MARKETING ESPORTIVO:

OPORTUNIDADES E RISCOS PARA EMPRESAS ALAVANCAREM UMA MARCA

Autores

  • Lummah Raphaela M. Ferreira Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Adriana Cristina Silva Universidade Federal de Ouro Preto
  • Vera Lúcia da Silva Farias Universidade Estadual Paulista/UNESP-Campus de Jaboticabal

Palavras-chave:

Marketing Esportivo, Marca, Posicionamento

Resumo

O mercado competitivo exige uma constante evolução, buscando ferramentas e estratégias que valorizem sua reputação. Nesse artigo propomos mostrar se o marketing esportivo contribui para valoração da marca do produto. Este estudo objetivou verificar quais os riscos e oportunidades do marketing esportivo para organizações e como o marketing esportivo pode fortalecer a imagem da marca. O estudo exploratório através do levantamento bibliográfico sobre conceitos do marketing e marketing esportivo já publicados em livros, artigos, dissertações e teses. Este trabalho define marketing esportivo e mostra seus objetivos e vantagens, além de descrever brevemente sua evolução histórica. Segundo análise, o marketing esportivo é um modelo de estratégia que traz oportunidades de diferenciação para à empresa e ajuda com a valoração da marca e o posicionando no mercado. Considerando que o esporte é a paixão dos brasileiros, e esses dão valor ao esporte e em quem contribui para seu desenvolvimento. Portanto, associar a marca a algo que as pessoas gostam, com o que se emocionam, faz todo o sentido. Por isso, as ações das empresas devem ser planejadas estrategicamente ao ampliarem o relacionamento com o público e criarem um diferencial em relação aos concorrentes.

Biografia do Autor

Lummah Raphaela M. Ferreira, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Discente do curso de Administração da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Frutal. E-mail: lummahraphaela@gmail.com

Adriana Cristina Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

O mercado competitivo exige uma constante evolução, buscando ferramentas e estratégias que valorizem sua reputação. Nesse artigo propomos mostrar se o marketing esportivo contribui para valoração da marca do produto. Este estudo objetivou verificar quais os riscos e oportunidades do marketing esportivo para organizações e como o marketing esportivo pode fortalecer a imagem da marca. O estudo exploratório através do levantamento bibliográfico sobre conceitos do marketing e marketing esportivo já publicados em livros, artigos, dissertações e teses. Este trabalho define marketing esportivo e mostra seus objetivos e vantagens, além de descrever brevemente sua evolução histórica. Segundo análise, o marketing esportivo é um modelo de estratégia que traz oportunidades de diferenciação para à empresa e ajuda com a valoração da marca e o posicionando no mercado. Considerando que o esporte é a paixão dos brasileiros, e esses dão valor ao esporte e em quem contribui para seu desenvolvimento. Portanto, associar a marca a algo que as pessoas gostam, com o que se emocionam, faz todo o sentido. Por isso, as ações das empresas devem ser planejadas estrategicamente ao ampliarem o relacionamento com o público e criarem um diferencial em relação aos concorrentes.

Vera Lúcia da Silva Farias, Universidade Estadual Paulista/UNESP-Campus de Jaboticabal

Doutora e Mestre em Agronomia-Ciência do Solo pela Universidade Estadual Paulista/UNESP-Campus de Jaboticabal.

Docente na Universidade do Estado de Minas Gerias (UEMG) - Unidade Frutal; email: vera.farias@uemg.br;

http://lattes.cnpq.br/6885839820247204; https://orcid.org/0000-0003-3203-5059.

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Publicado

2024-08-12