O ALINHAMENTO ENTRE PLANO PLURIANUAL E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Autores

  • Grécia Roberta Torcinelli Sigaud Xavier Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Vanessa Ester Ferreira Nunes Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Rodnei Pereira (PUC-SP)
  • Alexsandro Nascimento dos Santos Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Plano Plurianual (PPA), Projeto Político Pedagógico (PPP), Leis orçamentárias, Educação

Resumo

O presente artigo busca estabelecer uma correlação entre o Plano Plurianual (PPA) e o Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma instituição de ensino, a fim de verificar se há um alinhamento no planejamento entre esses dois documentos. Inicialmente, é feita uma análise do conceito de eficiência, introduzido como uma inovação jurídica. Em seguida, é apresentado um panorama das leis orçamentárias do Brasil, seguido por uma revisão bibliográfica que associa o PPA ao PPP. Por fim, o artigo propõe uma reflexão sobre a importância de debater esses documentos de forma conjunta para garantir a eficácia na planificação e execução dos programas contidos no PPA, em consonância com o planejamento escolar. Quanto à metodologia aplicada, trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, que utiliza a pesquisa documental e legislativa como estratégias de coleta de dados.

 

Biografia do Autor

Grécia Roberta Torcinelli Sigaud Xavier, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Mestranda em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Pós-graduação em Letras - Português e Inglês pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel (2007) e em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (2015). É especialista em Fundamentos da Educação Especial e Inclusão (2011) e em Neuropsicopedagogia Institucional, clínica e hospitalar. Possui Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Escolar e Direito Educacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão e Supervisão Escolar. Trabalha há 10 anos como professora de Língua Portuguesa, Redação e Literatura no Ensino Fundamental e Médio da rede estadual, municipal e particular. Atuou como Coordenadora Pedagógica na rede municipal entre 2014 e 2020. Atualmente integra a equipe de supervisão do Departamento de Educação de Ilha Comprida. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8658-9762 E-mail: robertaxaviereducacao@gmail.com

Vanessa Ester Ferreira Nunes, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Doutoranda em Educação, bolsista (CAPES/PROSUP) na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Mestra em Políticas Públicas. Professora no Centro Universitário Braz Cubas, no Centro Universitário Carlos Drummond de Andrade e na Faculdade de Suzano (UNIESP). Advogada Sócia no Escritório Denis Nunes Sociedade de Advogados. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8603-185X E-mail: vanessa@dnsa.com.br

Rodnei Pereira, (PUC-SP)

Doutor em Educação: Psicologia da Educação (PUC-SP), com pós-doutorado em Educação: Formação de Formadores (PUC-SP). Atualmente, é pesquisador da Fundação Carlos Chagas e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa Profissional Formação de Gestores Educacionais, da UNICID. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-2315-7321 E-mail: rpereira@fcc.org.br

Alexsandro Nascimento dos Santos, Universidade de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2337-3104 E-mail: alexsandrosantos1980@gmail.com

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Publicado

2024-08-12