O USO DOS CASOS DE ENSINO COMO DISPOSITIVO FORMATIVO NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO:

contribuições à formação inicial de professores

Autores

  • Francine de Paulo Martins Lima Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Braian Veloso Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, estágio curricular, casos de ensino

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as contribuições do uso dos casos de ensino como dispositivo formativo no contexto do estágio curricular supervisionado do curso de Pedagogia de uma Universidade Federal do Sul de Minas Gerais. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório-descritivo, tendo como fonte de coleta de dados os registros  e relatórios finais/pastas de estágio de 36 estudantes em que continham evidências da percepções sobre o usos dos casos de ensino ao longo da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado. Foram utilizados como aportes teóricos deste estudo Mizukami (2000, 2002, 2004), Nono (2005), Nono e Mizukami (2002), Nóvoa (2017) e André (2016). A análise dos relatórios permitiu identificar que os uso dos casos de ensino fomentou a reflexão acerca das práticas docentes de forma contextualizada, com foco nos processos de ensino e nos condicionantes que cercam a docência no chão da escola, corroborando a ampliação e apropriação pelos licenciandos de conhecimentos necessários ao desenvolvimento da profissão e de uma postura profissional ética e comprometida com os estudantes da educação básica. A pesquisa revelou ainda, que a utilização dos casos de ensino reafirmou a relevância da narrativa dos professores e futuros professores como fonte de ricas informações sobre o dia-a-dia da escola, minimizando o distanciamento entre a formação realizada na universidade e a prática profissional real.

Biografia do Autor

Francine de Paulo Martins Lima , Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutora em Educação pela PUC-SP e Docente Permanente da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras/Minas Gerais atuando nos cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (FAELCH/UFLA). É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre formação docente, práticas pedagógicas e Didática (FORPEDI/CNPq/UFLA). Lattes: http://lattes.cnpq.br/4747830234482028; Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9646-8235  francine.lima@ufla.br.

Braian Veloso , Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutor em Educação pela UFSCar e Docente Permanente da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras/Minas Gerais, atuando nos cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras. É membro do Grupo de Pesquisa Horizonte (UFSCar) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre formação docente, práticas pedagógicas e Didática (FORPEDI/CNPq/UFLA). Lattes: http://lattes.cnpq.br/2537302046587655; Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9459-5740, braian.veloso@ufla.br

Publicado

2025-02-11