ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E IDEOLOGIA:

A IMPORTÂNCIA DE PAULO FREIRE PARA A CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA POLÍTICA

Autores

  • Cristtofer Rodrigues Silveira Universidade Estadual de Goiás
  • Marisete Tavares Ferreira Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Trata-se de um artigo teórico que busca apresentar noções básicas sobre alfabetização e letramento, bem como abordar a importância do pensamento teórico de Paulo Freire para o avanço dos estudos sobre letramento, tanto no cenário educacional brasileiro, como também no cenário internacional, ressaltando a sua importância enquanto um militante e intelectual da educação reconhecido mundialmente. Apresenta críticas, com base em Paulo Freire, à concepção de educação bancária, uma vez que a prática educativa fundamentada nessa concepção se coloca como uma dificuldade à formação de uma consciência política por parte do educando. Busca, por meio de reflexões de cunho filosófico, apontar o caráter humanístico do pensamento de Freire, na medida em que a autoconsciência do ser humano e o seu consequente empoderamento se revelavam como uma exigência ética, histórica e existencial, não obstante todo o seu legado esteja sendo alvo de interpretações distorcidas e ideologicamente manejadas, sobretudo na conjuntura política atual.

Biografia do Autor

Cristtofer Rodrigues Silveira, Universidade Estadual de Goiás

Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás. Professor de Direito Constitucional, Filosofia do Direito e Filosofia da Educação. E-mail: cristtofersilveira@hotmail.com. ID ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2640-6319.

Marisete Tavares Ferreira, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Amazonas. Professora de Direito Civil na Faculdade de Colinas/TO. E-mail: marisete.ferreira@uniesp.edu.br. ID ORCID: https://orcid.org/0009-0009-8355-4132.

Downloads

Publicado

2023-07-19