CONHECIMENTO, PROCESSO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO HUMANA SEGUNDO COMENIUS:

REFLEXÕES PARA SE PENSAR O SENTIDO DA EDUCAÇÃO NOS DIAS DE HOJE

Autores

  • Cristtofer Rodrigues Silveira Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Relacionamento professor-aluno, Comenius, Conhecimento. Aprendizagem

Resumo

O estudo desenvolve reflexões acerca do processo de ensino e aprendizagem segundo Comenius, analisando e refletindo sobre as principais características da relação pedagógica que se estabelece entre educador e educando. Paralelamente, busca analisar algumas concepções atuais a respeito desses importantes atores envolvidos no processo educacional, isto é, o professor e o aluno. O estudo propõe uma reflexão à luz das correntes pedagógicas contemporâneas que abordam a relação ensino-aprendizagem, tais como a perspectiva formulada por Carl Rogers, a perspectiva psicanalítica e a construtivista. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, trazendo a lume conceitos de outros teóricos, tanto da psicologia quanto da educação, tais como Rogers, Gil e outros. Como resultados, considera-se que a concepção de ensino-aprendizagem que se estabelece na sociedade contemporânea encontra-se balizada por pressupostos oriundos da sociedade capitalista, segundo a qual a relação entre educador e educando deve ser posta de maneira verticalizada, a fim de se obter, como “produto” final, um educando obediente, passivo e submisso aos influxos decorrentes das relações econômicas e que, em última análise, concebem o conhecimento como mera “mercadoria”.

Biografia do Autor

Cristtofer Rodrigues Silveira, Universidade Estadual de Goiás

Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás. Professor de Direito Constitucional, Filosofia do Direito e Filosofia da Educação. E-mail: cristtofersilveira@hotmail.com. ID ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2640-6319. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8258729305573927/ ID Lattes: 8258729305573927

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Publicado

2023-07-19