CONHECIMENTO, PROCESSO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO HUMANA SEGUNDO COMENIUS:
REFLEXÕES PARA SE PENSAR O SENTIDO DA EDUCAÇÃO NOS DIAS DE HOJE
Palavras-chave:
Relacionamento professor-aluno, Comenius, Conhecimento. AprendizagemResumo
O estudo desenvolve reflexões acerca do processo de ensino e aprendizagem segundo Comenius, analisando e refletindo sobre as principais características da relação pedagógica que se estabelece entre educador e educando. Paralelamente, busca analisar algumas concepções atuais a respeito desses importantes atores envolvidos no processo educacional, isto é, o professor e o aluno. O estudo propõe uma reflexão à luz das correntes pedagógicas contemporâneas que abordam a relação ensino-aprendizagem, tais como a perspectiva formulada por Carl Rogers, a perspectiva psicanalítica e a construtivista. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, trazendo a lume conceitos de outros teóricos, tanto da psicologia quanto da educação, tais como Rogers, Gil e outros. Como resultados, considera-se que a concepção de ensino-aprendizagem que se estabelece na sociedade contemporânea encontra-se balizada por pressupostos oriundos da sociedade capitalista, segundo a qual a relação entre educador e educando deve ser posta de maneira verticalizada, a fim de se obter, como “produto” final, um educando obediente, passivo e submisso aos influxos decorrentes das relações econômicas e que, em última análise, concebem o conhecimento como mera “mercadoria”.