DESAFIOS DOCENTES NA PANDEMIA COVID-19 EM AULAS PRÁTICAS NOS CURSOS TÉCNICOS PROFISSIONALIZANTES

Autores

  • Itamar Ernandes UNICID
  • Rodnei Pereira PUC-SP
  • Viviane Spadaro Di Gesú Universidade Cidade de São Paulo
  • Fernanda de Souza Silva Goivinho Universidade Metropolitana de Santos

Resumo

O presente artigo pretende discutir o tema da pesquisa em andamento no mestrado acadêmico em educação: políticas públicas, com objetivo de analisar e compreender como foram os desafios docentes na pandemia covid-19 em aulas práticas nos cursos técnicos profissionalizantes. A metodologia desta pesquisa está sendo desenvolvida através de perguntas abertas aos docentes com intuito de intender sobre as experiências praticadas por cada docente em aulas práticas remotas no ensino técnico. A pandemia da Covid-19 trouxe desafios em todo o mundo e principalmente na educação, especialmente para as aulas práticas em cursos técnico profissionalizantes. O ensino remoto tornou-se uma necessidade de evitar a manifestação do vírus, mas isso não foi fácil para professores e alunos. Para professores, adaptados às atividades práticas para um ambiente virtual foi um dos maiores desafios. A falta de equipamentos e tecnologias adaptadas para o ensino remoto pode dificultar a execução das aulas. Além disso, a falta de interação pessoal, que é fundamental para o desenvolvimento dos alunos em atividades práticas, é difícil de ser replicada em um ambiente virtual. Os professores podem ter dificuldade em avaliar as habilidades dos alunos em um ambiente virtual e podem enfrentar desafios em fornecer feedback adequado. Em resumo, o ensino remoto para cursos técnicos profissionalizantes durante a pandemia da Covid-19 apresentou muitos desafios, tanto para professores quanto para alunos. É necessário que as instituições educacionais invistam em tecnologias adequadas e na capacitação dos professores para lidar com esses desafios e garantir que o ensino prático possa continuar mesmo em um ambiente virtual.

Biografia do Autor

Itamar Ernandes, UNICID

Mestrando Políticas Públicas em Educação pela UNICID (início 2022 - andamento). Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Cruzeiro do Sul (2006). Pós-graduação Latu Sensu - especialização - Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Cruzeiro do Sul (2013). Licenciatura Plena no Programa Especial de Formação Pedagógica para as Disciplinas do Currículo da Educação Profissional de Nível Médio pela FATEC/SP (2011). Atualmente é professor de Ensino Médio e Técnico no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza na área de Educação Profissionalizante (2008 - Atual). https://orcid.org/0000-0002-6063-748X; mail: itamarernandes@gmail.com/ Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0057373259145548 ID Lattes: 0057373259145548

Rodnei Pereira, PUC-SP

Doutor em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP e licenciado em Pedagogia, Letras e Filosofia. Atualmente é professor na Universidade Cidade de São Paulo, atuando na pós-graduação stricto sensu, e na Universidade Paulista. Desenvolve trabalhos como pesquisador, assessor e consultor em Educação, assessorando na elaboração, desenvolvimento, implementação e monitoramento e avaliação de Políticas Públicas de Educação, considerando a formação de redes intersetoriais colaborativas. Desenvolve assessorias, estudos e pesquisas nos seguintes temas: implementação de políticas educacionais; formação docente; gestão escolar; coordenação pedagógica; indução profissional; liderança escolar; pesquisa-formação; direitos humanos; educação antirracista. https://orcid.org/0000-0002-2315-7321; mail: msrodneipereira@gmail.com/ Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9686240723754379/ ID Lattes: 9686240723754379

Viviane Spadaro Di Gesú, Universidade Cidade de São Paulo

Doutoranda no Programa de Educação pela Universidade Cidade de São Paulo; Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Cruzeiro do Sul em 2011, possui especialização em Educação para Ambientes Virtuais pela Universidade Cruzeiro do Sul em 2010, especialização (MBA Executivo) em Gestão Empresarial pela Universidade Cruzeiro do Sul em 2006, e é graduada em Administração Geral e de Empresas pela Universidade Cruzeiro do Sul em 2004. É tutora e professora conteudista da Must University - Flórida. É professora coordenadora do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, atuando em cursos Superiores - Graduação EAD Faz parte do grupo de estudos do Programa de Doutorado em Educação da linha de pesquisa Subjetividades, formações e Aprendizagens. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas.Também é Avaliadora do MEC/INEP para os cursos da área de Administração, Gestão e Negócios. https://orcid.org/0000-0003-2772-8854; mail: vivianedigesu@gmail.com/ CV: http://lattes.cnpq.br/7670401136634640

ID Lattes: 7670401136634640

Fernanda de Souza Silva Goivinho, Universidade Metropolitana de Santos

Possui graduação em Artes pela Universidade Metropolitana de Santos (2015) e graduação em Pedagogia pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2010). Atualmente é professora Educação infantil da Prefeitura Municipal de São Paulo e professora e Ensino fundam da Prefeitura Municipal de Santo André. https://orcid.org/0000-0002-7475-285X; mail: fezinha04nanda@yahoo.com.br / http://lattes.cnpq.br/7024614795909852/ ID Lattes: 7024614795909852.

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Publicado

2023-07-19