DESENVOLVENDO PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA:

APOIO A PROFESSORES EM SALA DE AULA COM CRIANÇAS NEURODIVERGENTES

Autores

  • Ana Leide Rodrigues de Sena Góis Faculdade Colinas do Tocantis - FACT
  • Géssica de Jesus Silva Faculdade Nova FAFIBE (Boa Esperança/MG)
  • Gustavo Borges Jesus Gustavo Faculdade de Colinas do Tocantins - FACT
  • Laís Regina Damacena Ramalho Faculdade de Colinas do Tocantins - FACT
  • Lívia dos Santos Rocha aculdade de Colinas do Tocantins - FACT

Palavras-chave:

Neurodivergência, Apoio Psicológico, Docentes

Resumo

Este trabalho aborda a importância da implementação de programas de apoio psicológico voltados aos docentes que atuam em salas de aula com crianças neurodivergentes, com o objetivo de reduzir os impactos emocionais e melhorar a qualidade da educação. O estudo explora como o apoio psicológico pode contribuir para a saúde mental dos professores, criando um ambiente mais saudável e eficiente para a inclusão escolar. A pesquisa tem como objetivos principais identificar fatores geradores de estresse no cotidiano dos educadores, mapear estratégias de intervenção psicológica já aplicadas, e propor diretrizes para a criação de programas de apoio psicológico específicos para professores. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e qualitativa, com análise de estudos de caso, artigos acadêmicos e documentos de políticas públicas sobre saúde mental e educação inclusiva. Os resultados indicaram que o estresse e a sobrecarga emocional são comuns entre os docentes, afetando diretamente seu desempenho profissional e o ambiente escolar. Além disso, foi identificado que a falta de formação continuada em saúde mental para os professores e a ausência de programas estruturados de apoio psicológico agravam essas questões. A discussão sugeriu que a implementação de programas de apoio psicológico, integrando profissionais da saúde e da educação, é essencial para a melhoria do bem-estar dos professores e para a inclusão de alunos neurodivergentes. Conclui-se que as diretrizes propostas são fundamentais para criar um ambiente de trabalho mais saudável e inclusivo, sendo necessária a colaboração de todos os atores envolvidos para garantir o sucesso dessas intervenções.

Biografia do Autor

Ana Leide Rodrigues de Sena Góis, Faculdade Colinas do Tocantis - FACT

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/CE); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT/PPGE); Orientadora Educacional pela Secretaria Municipal de Educação SEMED - TO; Professora Mestre pela Faculdade de Colinas do Tocantins – FACT. E-mail: analeiderodriguesdesenagois@gmail.com

Géssica de Jesus Silva, Faculdade Nova FAFIBE (Boa Esperança/MG)

Este trabalho aborda a importância da implementação de programas de apoio psicológico voltados aos docentes que atuam em salas de aula com crianças neurodivergentes, com o objetivo de reduzir os impactos emocionais e melhorar a qualidade da educação. O estudo explora como o apoio psicológico pode contribuir para a saúde mental dos professores, criando um ambiente mais saudável e eficiente para a inclusão escolar. A pesquisa tem como objetivos principais identificar fatores geradores de estresse no cotidiano dos educadores, mapear estratégias de intervenção psicológica já aplicadas, e propor diretrizes para a criação de programas de apoio psicológico específicos para professores. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e qualitativa, com análise de estudos de caso, artigos acadêmicos e documentos de políticas públicas sobre saúde mental e educação inclusiva. Os resultados indicaram que o estresse e a sobrecarga emocional são comuns entre os docentes, afetando diretamente seu desempenho profissional e o ambiente escolar. Além disso, foi identificado que a falta de formação continuada em saúde mental para os professores e a ausência de programas estruturados de apoio psicológico agravam essas questões. A discussão sugeriu que a implementação de programas de apoio psicológico, integrando profissionais da saúde e da educação, é essencial para a melhoria do bem-estar dos professores e para a inclusão de alunos neurodivergentes. Conclui-se que as diretrizes propostas são fundamentais para criar um ambiente de trabalho mais saudável e inclusivo, sendo necessária a colaboração de todos os atores envolvidos para garantir o sucesso dessas intervenções.

Gustavo Borges Jesus Gustavo, Faculdade de Colinas do Tocantins - FACT

Este trabalho aborda a importância da implementação de programas de apoio psicológico voltados aos docentes que atuam em salas de aula com crianças neurodivergentes, com o objetivo de reduzir os impactos emocionais e melhorar a qualidade da educação. O estudo explora como o apoio psicológico pode contribuir para a saúde mental dos professores, criando um ambiente mais saudável e eficiente para a inclusão escolar. A pesquisa tem como objetivos principais identificar fatores geradores de estresse no cotidiano dos educadores, mapear estratégias de intervenção psicológica já aplicadas, e propor diretrizes para a criação de programas de apoio psicológico específicos para professores. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e qualitativa, com análise de estudos de caso, artigos acadêmicos e documentos de políticas públicas sobre saúde mental e educação inclusiva. Os resultados indicaram que o estresse e a sobrecarga emocional são comuns entre os docentes, afetando diretamente seu desempenho profissional e o ambiente escolar. Além disso, foi identificado que a falta de formação continuada em saúde mental para os professores e a ausência de programas estruturados de apoio psicológico agravam essas questões. A discussão sugeriu que a implementação de programas de apoio psicológico, integrando profissionais da saúde e da educação, é essencial para a melhoria do bem-estar dos professores e para a inclusão de alunos neurodivergentes. Conclui-se que as diretrizes propostas são fundamentais para criar um ambiente de trabalho mais saudável e inclusivo, sendo necessária a colaboração de todos os atores envolvidos para garantir o sucesso dessas intervenções.

Laís Regina Damacena Ramalho, Faculdade de Colinas do Tocantins - FACT

Graduado em Psicologia pela Faculdade de Colinas do Tocantins (FACT/TO); Pós-Graduado em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (ABA) e Neuropsicologia pela Faculdade Líbano (São Paulo/SP); Psicólogo Educacional no Município de Ourilândia do Norte - PA. E-mail: psi.gustavosilva@gmail.com

Lívia dos Santos Rocha, aculdade de Colinas do Tocantins - FACT

Aluna do Curso de Graduação Bacharelado em Psicologia da Faculdade de Colinas do Tocantins - FACT. E-mail: liviasantos32@gmail.com

Publicado

2025-09-12