EDUCAÇÃO EM DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS É EDUCAÇÃO CONTRA A BARBÁRIE

Autores

  • Regina Magalhães de Souza

Palavras-chave:

Cidadania, Individualismo, Política educacional

Resumo

Este é um artigo de opinião, cujo argumento é o de que a educação em direitos humanos, concebida como educação contra a barbárie, deve orientar-se à autorreflexão e à crítica, a fim de permitir o julgamento e a escolha conscientes. As próprias concepções de democracia e de direitos, obras coletivas e históricas, supõem a participação consciente e coletiva dos cidadãos. Uma educação em direitos humanos realiza-se numa escola que é valorizada como instituição social de conhecimento e que funciona com regras claras e compartilhadas. Por outro lado, a concepção hegemônica de educação na atualidade, baseada na aquisição de competências úteis ao mercado de trabalho, estimula a atividade individual em detrimento do conhecimento social acumulado e do exercício do pensamento. Alerta-se, neste artigo, que, embora fundamental numa sociedade, a educação escolar não é suficiente para enfrentar os problemas sociais, cujos determinantes estão relacionados às condições objetivas de existência.

Publicado

2025-11-28