Edições anteriores

  • Anais do 2º Colóquio do Centro e Núcleos de Pesquisa da UNIESP S.A. 
    v. 1 n. 1 (2022)

    Estes Anais reúnem algumas das produções acadêmicas e das reflexões críticas originadas do 2º Colóquio do Centro e Núcleos de Pesquisa da UNIESP S.A, que teve lugar em São Paulo no dia 17 de outubro de 2022, a partir das 19h. e cujo tema geral gravitou em torno de questões importantes sobre Saúde e Meio Ambiente na atualidade.

    O mencionado colóquio pretendeu proporcionar aos participantes atividades de formação continuada de alto nível acadêmico e de intensa relevância social na área de saúde, de direito e do meio ambiente, fomentado reflexões sobre possíveis articulações e interfaces em tais campos de conhecimento.

    Para tanto, o evento foi dividido em dois blocos complementares com exposições orais de professores mestres, ex-bolsistas do Programa de Titulação Docente (PTDO) da UNIESP S.A.  No primeiro bloco, enfatizaram-se discussões atuais e polêmicas a propósito da saúde. Já no segundo, abordaram-se aspectos legais e sociais do meio ambiente.

  • Anais do 3º Colóquio do Centro e dos Núcleos de Pesquisa da UNIESP S.A. 
    v. 2 n. 1 (2023)

    Estes Anais enfeixam algumas das produções acadêmicas e reflexões críticas inspiradas pelo IIIº Colóquio do Centro e dos Núcleos de Pesquisa da UNIESP S.A, ocorrido em São Paulo, no dia 5 de abril de 2023, e cujo tema girou em torno de questões importantes e atuais sobre o conceito de Saúde Única.

     “A Saúde Única é uma abordagem global multissetorial, transdisciplinar, transcultural, integrada e unificadora que visa equilibrar e otimizar de forma sustentável a saúde de pessoas, animais e ecossistemas. Reconhece que a saúde de humanos, animais domésticos e selvagens, plantas e o meio ambiente (incluindo ecossistemas) estão intimamente ligados e são interdependentes. A abordagem mobiliza vários setores, disciplinas e comunidades, em diferentes níveis da sociedade para trabalhar em conjunto, promover o bem-estar e enfrentar ameaças à saúde e aos ecossistemas. Ao mesmo tempo, aborda a necessidade coletiva de água limpa, energia e ar, alimentos seguros e nutritivos, agindo sobre as mudanças climáticas e contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Esta abordagem que opera nos níveis local, regional, nacional e global reconhece a interconexão entre pessoas, animais, plantas e meio ambiente compartilhado. Dessa forma, problemas complexos na interface humano-animal-ambiente podem ser melhor resolvidos por meio da comunicação, cooperação, complementação, coordenação, organização e colaboração multidisciplinar. Concebe-se que a saúde humana, animal e ambiental estão conectadas e o que aconteça com cada um deles, afetará as demais”

  • ANAIS DO IVº COLÓQUIO DO CENTRO E NÚCLEOS DE PESQUISA DA UNIESP S.A. 
    v. 3 n. 1 (2024)

    O material que vem a seguir organizado nestes Anais constitui um testemunho eloquente do evento científico-acadêmico IVo Colóquio do Centro e Núcleos de Pesquisa da UNIESP S.A., que, no dia 05 de setembro de 2023, de forma remota, atingiu o ápice com a palestra da médica neuropsiquiatra Profa. Dra. Tânia Maria Novaretti, que tratou, na oportunidade, das articulações cada vez mais alarmantes entre os impactos ambientais em geral e a saúde mental em especial.

    Integram, inicialmente, os presentes Anais as transcrições das “Apresentações” orais das Professoras Rosa Maria Mijas Beloto e Flavia Petra Melara Benatti, que, na ocasião do evento, não alcançaram ser ouvidas por problemas técnicos daquela espécie a que ninguém está completamente imune nesta quadra de numerosas tecnologias. Seja como for, o que ambas disseram já se encontra aqui devidamente registrado e poderá ser apreciado pelos leitores. Conforme apregoa o provérbio latino, Verba volant, scripta manent.

    Em seguida, os Anais empenham-se em reportar sinteticamente o funcionamento do IVo Colóquio, tratando de sua temática, objetivos nucleares, principais funções, com a apresentação dos palestrantes e dos debatedores do evento. Por fim, estão listados os resumos, que são o ponto central destes Anais.

    Resta externar vivos agradecimentos aos pesquisadores integrantes dos Centros e Núcleos de Pesquisa da UNIESP, aos investigadores de outras instituições de ensino que fizeram a gentileza de enviar seus relevantes resumos e ao apoio dos diretores da UNIESP. Agradeço, como não poderia deixar de ser, à professora Rosa Beloto e ao Prof. Edilson Gomes Jr., protagonistas de excelentes trocas de ideias, que quase sempre são concretizadas com o correr dos dias de trabalho. E, de maneira especial e intensa, agradeço à Professora Claudia Pereira o indispensável e seguro suporte administrativo e acadêmico de todas as horas.

    Muito obrigado!

     

    João Adalberto Campato Jr.

  • ANAIS DO 5º COLÓQUIO DO CENTRO E NÚCLEOS DE PESQUISA DA UNIESP S.A. 
    v. 3 n. 2 (2024)

    Os documentos destes Anais constituem um testemunho expressivo do evento científico-acadêmico 5o Colóquio do Centro e Núcleos de Pesquisa da UNIESP S.A., que, no dia 05 de junho de 2024, remotamente, das 19h às 20h, atingiu o ápice com uma mesa de debates sobre a necessidade de reflexão ampla, crítica e sistemática relativamente às enchentes que, naquela altura, haviam recém-atingido o estado do Rio Grande do Sul.

    Por tal motivo, o tema do evento foi denominado “RIO GRANDE DO SUL: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA SOBRE MEIO AMBIENTE”. No entanto, para além do Sul do país, as discussões atingiram um alcance mais amplo gerando um debate, igualmente, envolvendo as alarmantes mudanças climáticas que o planeta vem conhecendo com inegável velocidade e contundência desde tempo recuados.

    É fundamental destacar que tomaram parte na mesa de discussões os professores Murilo Mendes de Angelo, Márcio Magalhães Fontoura, Flávia Petra Melara Benatti e Josué de Moraes, que, inicialmente, expuseram apontamentos sobre a questão em tela e, em momento posterior, iniciaram uma instigante troca de ideias, todas embasadas em fundamentos científicos e na experiência profissional de cada um.

     

     

    Com a moderação do Prof. João Adalberto Campato Jr., a ordem da exposição foi a seguinte:

    • Dr. Márcio Magalhães Fontoura. Professor Universitário, Pesquisador, Gestor educacional e Consultor Acadêmico da UNIESP S.A. Título de sua exposição: CONTEXTUALIZAÇÃO: RIO GRANDE DO SUL – UM CASO TRISTE DO IMPACTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS”.
    • Mestra Flávia Petra Melara Benatti. Professora Universitária. Pesquisadora. Advogada. Consultora acadêmica da UNIESP S.A. Título de sua exposição: “IMPACTOS AMBIENTAIS E HUMANOS”.
    • Dr. Josué de Morais. Membro Titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), professor titular da Universidade Brasil e docente da Faculdade Guarulhos (UNIESP). Diretor-Executivo da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Título de sua exposição: “Doenças resultantes de desastres ambientais”
    • Mestre Murilo Mendes de Ângelo. Professor universitário e pesquisador.  Diretor administrativo e Acadêmico da UNIESP S.A.Título de sua exposição: “A reconstrução das cidades afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul”

     

    Na mesma data em que foi anunciada a realização do 5o Colóquio do Centro e Núcleos de pesquisa da UNIESP S.A., divulgou-se uma chamada de resumos com vistas a compor os Anais do referido evento. Os resumos – de modalidade simples – deveriam se originar de reflexões, projetos ou ideias a respeito dos temas direta ou indiretamente abordados no Colóquio.

    É possível assistir às atividades do Colóquio no Youtube pelo endereço: https://www.youtube.com/watch?v=XveJjGvJQfQ&t=2840s

     

    Chegados a esta altura, cumpre externar agradecimentos aos integrantes dos Centros e Núcleos de Pesquisa da UNIESP S.A., aos alunos e professores da UNIESP S.A. e de outras instituições de ensino, aos diretores da UNIESP S.A, em especial ao professor Murilo de Ângelo, ao professor Márcio Fontoura e à professora Flávia Benatti. Agradeço ao Prof. Edilson Gomes Jr. o apoio concernente à publicação dos anais. De maneira especial, registro meu muito obrigado à Professora Claudia Pereira, apoiadora sempre metódica do ensino, da pesquisa e da extensão na UNIESP S.A.

    Muito obrigado!

     

    João Adalberto Campato Jr.