Diretrizes para Autores
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- Trata-se de contribuição original e inédita, e que está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Diretrizes para Autores
Os artigos enviados devem ser originais, não tendo sido publicados ou submetidos em outro periódico.
O procedimento adotado para aceitação definitiva será o seguinte:
DIRETRIZES PARA AUTORES
Abaixo algumas diretrizes básicas para os autores que submetem seus textos à FAG SAÙDE:
TEXTO
- Para efeito de submissão, os artigos devem ser propostos em arquivo doc. ou docx.
- Os textos devem ser digitados em Fonte Times New Roman, no tamanho 12 e respeitando o espaço 1,5.
- Para citação:
– De até três linhas: entre aspas no corpo do parágrafo, indicando, entre parênteses, nome do autor, ano da obra e número da página, abreviada por “p”.
– De quatro ou mais linhas: citar em destaque, por meio de parágrafo próprio, valendo-se de espaço simples, com letra fonte 10 e margem de 3 cm, indicando, entre parênteses, nome do autor, ano da obra e número da página. Não se usam aspas.
- Para anexos:
– Dispostos antes das referências, precedidos da palavra ANEXO, sem numeração.
- Os artigos submetidos deverão ter, no mínimo, 8 páginas e, no máximo, 20 páginas nos moldes acima especificados. As resenhas, no máximo, terão de se desenvolver em até 5 páginas. As entrevistas não poderão ultrapassar as 10 páginas.
- Quando de submissão do artigo ou de outro texto no sistema, o(s) autor(es) deve(m) facultar as seguintes informações:
- a) Nome.
- b) Formação acadêmica.
- c) Filiação institucional (cidade, estado e país).
- d) E-mail.
- e) ORCID
- A apresentação do trabalho deve respeitar a seguinte ordem:
- a) Título do trabalho em caixa alta e negrito;
- b) Resumo (não excedendo 300 palavras) e até 4 palavras-chave representativas do conteúdo do trabalho, separadas entre si por ponto. Apresenta texto justificado e sem recuo de parágrafo. O título “Resumo” é escrito em caixa alta, centralizado e negrito.
- c) Texto do trabalho.
- d) Referências.
- E) Abstract (não excedendo 300 palavras) e keywords com até 4 palavras separadas por ponto. Apresenta texto justificado e sem recuo de parágrafo. O título “Abstract” é escrito com caixa alta e centralizado.
- F) No corpo do texto, devem aparecer as traduções de citações em língua estrangeira. A citação original, caso seja imprescindível, deve ser indicada em nota de rodapé, entre aspas.
São sugeridos dois modelos de composição com as respectivas seções, com base nos quais se poderão realizar as oportunas adequações. Não são obrigatórios.
Abaixo segue um modelo para artigo empírico/experimental
1.INTRODUÇÃO (Contextualização do problema, justificativa do estudo, objetivos, revisão da literatura)
2.METODOLOGIA
3.ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
5.CONCLUSÃO
Já com respeito a artigos teóricos e de revisão bibliográfica, sugere-se a seguinte composição:
1.INTRODUÇÃO
2.DESENVOLVIMENTO
3.CONCLUSÕES
Na introdução, situa-se o tema do artigo e contextualiza-se o problema com base no qual será feita a argumentação, sempre se destacando a relevância da discussão. Apresenta-se, sinteticamente, a revisão bibliográfica e a metodologia. Explicitam-se os objetivos gerais e específicos.
O desenvolvimento, por exemplo, pode ser composto de dois ou três capítulos denominados de acordo com a evolução temática do exame. Em geral, o primeiro tópico da seção desenvolvimento é recoberta pela fundamentação teórica de ordem mais geral.
IMAGENS
- As imagens dos artigos devem ser enviadas em jpeg, em alta resolução (300 dpi) e separadamente dos textos verbais.
- Os autores indicarão as fontes completas de cada figura.
REFERÊNCIAS
As referências seguirão a norma da NBR 6023 da ABNT, localizando-se no final do artigo, em devida ordem alfabética. Se decidido pelo editor e conselho editorial da revista, pode ser seguida a norma Vancouver.
Idioma
A Revista FAG Saúde aceita submissão de artigos em língua portuguesa, em língua inglesa, em língua francesa e em língua espanhola
RESPONSABILIDADE PELOS CONTEÚDOS PUBLICADOS
Os conteúdos submetidos e publicados na Revista FACEG SAÚDE são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores declarados, ainda que seja reservado ao Editor do periódico o eventual direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas de publicação exigidas pelas revistas.
Para efeito de avaliação às cegas, os artigos devem ser enviados em 2 arquivos: um contendo o artigo completo, sem o nome do autor; o outro contendo nome do autor, sua filiação acadêmica e título do artigo.
Os casos não contemplados na presente chamada serão resolvidos devidamente pelo editor e Conselho Editorial da Revista.
Processo Editorial
O fluxo editorial por que passam os artigos enviados à Revista FAG SAÚDE consta das seguintes etapas:
- Submissão do artigo a ser publicado;
- Verificação da adequação da submissão em relação à temática e às normas da revista (Desk Review), podendo o artigo ser aceito ou recusado. Tal verificação inicial é tarefa do editor da revista
- Análise e emissão de parecer sobre o conteúdo e o mérito científico do artigo por especialistas da área. Parecer emitido por, no mínimo dois consultores, “ad hoc”. Os autores podem sugerir os "consultores ad hoc" para agilizar a tramitação. Não sendo os pareceres conclusivos ou sendo divergentes, o artigo será destinado a novo parecerista para desempate. Na impossibilidade de manifestação de terceiro parecerista, a aceitação final é de responsabilidade do Editor;
- Validação pelo conselho editorial para publicação da obra;
FLUXO E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
O fluxo de artigos, da submissão até a publicação, deve ser acompanhado metodicamente pelo editor e pelo Conselho Editorial por meio de reuniões periódicas e de instrumentos de registro e consolidação de informações.
No que concerne à avaliação dos artigos submetidos, há que considerar quatro resultados possíveis:
- Aprovado para publicação sem modificações;
- Aprovado para publicação desde que sejam realizadas modificações;
- Revisar e submeter novamente;
Política de Privacidade
Os nomes, endereços e endereços eletrônicos informados na Tema On-Line não serão disponibilizados para nenhuma outra finalidade a não ser para o processo de submissão e publicação.
Os procedimentos estão de acordo com a Lei Nº13.709 de 2018 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD.
Artigos
Política padrão de seção
Declaração de Direito Autoral
Os autores que terão os textos publicados pela Revista FAG Saúde cedem automaticamente os direitos autorais de publicação do artigo para a revista, que, por sua vez, seguem a política de livre acesso ao conteúdo.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.