Explorando tendências em pesquisa:

agentes terapêuticos para o tratamento da Dengue

Autores

  • Thainá Rocha Teixeira1 Universidade de Guarulhos
  • Felipe Corrêa Rezende de Souza Centro Universitário Fundação Santo André

Resumo

A dengue, uma doença viral transmitida por mosquitos do gênero Aedes, representa um desafio significativo para a saúde pública mundial. A falta de tratamentos específicos e métodos eficazes de controle de vetores ressalta a urgência na busca por novas abordagens terapêuticas e estratégias de prevenção. Esta revisão bibliométrica se propõe a analisar as tendências de pesquisa no campo de compostos associados ao tratamento da dengue, visando compreender o estado atual do conhecimento científico e identificar lacunas para orientar futuras investigações. Dividida em duas partes distintas, a pesquisa adotou uma abordagem para analisar a literatura científica e os compostos relacionados à dengue. Na primeira parte, realizou-se um estudo por meio da base de dados do Web of Science, em conjunto com os dados obtidos no Cortellis Drug Discovery Intelligence, e o auxílio do software VOSviewer, que permitiram explorar padrões de publicação, identificar áreas de interesses emergentes e mapear a coocorrência de termos relevantes. Posteriormente, em uma segunda parte, dados de compostos terapêuticos foram extraídos dos bancos de dados e agrupados em categorias. A análise desses dados identificou a presença de 982 compostos avaliados, abrangendo uma ampla variedade de produtos químicos e biológicos. Ambos os resultados, ressaltam a importância contínua da pesquisa e desenvolvimento de novos tratamentos para a dengue, dada a persistência dos desafios associados à doença. Compreender as tendências e avanços na pesquisa oferece uma base sólida para o desenvolvimento futuro de estratégias terapêuticas e de controle da dengue, com o objetivo último de reduzir o impacto global da doença e melhorar os resultados em saúde pública.

Biografia do Autor

Thainá Rocha Teixeira1, Universidade de Guarulhos

Graduada em Biomedicina pela Universidade de Guarulhos. Doutoranda no Núcleo de Pesquisa em Doenças Negligenciadas (NPDN) da Universidade Guarulhos, Guarulhos - SP, 07020-071, Brasil.

Felipe Corrêa Rezende de Souza, Centro Universitário Fundação Santo André

Graduado em Biologia pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Mestrando no Núcleo de Parasitoses Sistêmicas, Instituto Adolfo Lutz, São Paulo - SP, 01246-000, Brasil. E-mail: felipe5395@gmail.com

Downloads

Publicado

2024-05-07