Explorando a aprendizagem baseada em problemas e estudos de caso: estratégias transformadoras na educação

Exploring problem-based learning and case studies: transformative strategies in education

Autores

  • Nadir Barbosa Silva Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

estudo de caso, progresso acadêmico, Educação em saúde, educação centrada no aluno

Resumo

 

Introdução: A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e os Estudos de Caso (EC) destacam-se como estratégias pedagógicas que têm ganhado relevância no meio acadêmico, impulsionando a aplicação prática do conhecimento, o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas. No entanto, o crescente uso dessas abordagens transformadoras também traz desafios significativos que merecem uma análise aprofundada. Objetivo: Analisar as estratégias de ABP e EC por meio de estudos de casos reais, pesquisas empíricas e exemplos práticos. Método e Resultados: O estudo adotou uma abordagem de revisão bibliográfica qualitativa e integrativa, que se dedicou à análise das estratégias educacionais consideradas transformadoras. A pesquisa demonstrou que a ABP desencadeia o desenvolvimento do pensamento crítico, fomenta a colaboração entre os alunos e empodera a autonomia estudantil. Por outro lado, os Estudos de Caso contextualizam o conhecimento, promovem a compreensão profunda dos conceitos e estimulam a tomada de decisões informadas. Conclusão: As duas estratégias investigadas revelaram-se altamente benéficas para o progresso acadêmico e a preparação profissional dos alunos. Elas não apenas aprimoram habilidades analíticas, mas também promovem valores éticos, contribuindo assim para uma educação completa e abrangente.

Publicado

2025-11-27