Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

Diretrizes para Autores

 

MUNDO ACADÊMICO - INSTRUÇÕES AOS AUTORES - ESCOPO E POLÍTICA - POLÍTICA EDITORIAL

 A Revista Eletrônica Mundo Acadêmico é uma revista científica cuja missão é contribuir para a excelência das atividades acadêmicas na área de conhecimento das Ciências da Saúde, Ciências da Natureza, Educação e Ciências Humanas e Ciências Jurídicas via a divulgação de trabalhos de pesquisa científica na forma de artigos de desenvolvimento teórico e artigos teórico-empíricos inéditos, de qualidade e que gerem novos conhecimentos nas áreas, com expressiva magnitude de contribuição. Portanto, é uma revista multidisciplinar, e está ligada a coordenação de Pesquisa e Pós-graduação do Centro Universitário do Rio de Janeiro, UNIRJ.

A Revista Eletrônica Mundo Acadêmico está estruturada em três seções. A primeira seção, denominada Ciências da Saúde e da Natureza, publica trabalhos sobre a área da Biologia, Saúde, ecologia, epidemiologia e afins, com objetivo de contribuir para a geração de novos conhecimentos oriundos de pesquisas de campo ou laboratoriais de professores pesquisadores e seus alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado.

A segunda seção, denominada Educação e ciências humanas, abriga trabalhos voltados para a área de educação, pedagogia, filosofia, letras, sociologia, história, geografia. Visa divulgar produções originais, textos inéditos provenientes de pesquisa de campo ou bibliográfica, ensaios, relatos de experiências e entrevistas, publicadas em fluxo contínuo ou dossiês temáticos.

A terceira seção, denominada Ciências Jurídicas, publica trabalhos na área de ciências sociais aplicadas, Direito, Administração, Ciência Politica, Relações Internacionais, Economia e Psicologia. O periódico tem por missão divulgar trabalhos de qualidade de modo a favorecer o diálogo científico entre pesquisadores de instituições do Brasil e do Exterior oferecendo material para pesquisas futuras, atualização e reflexão.

A quarta seção, denominada Ciências Exatas e Tecnológicas reune artigos da Computação, Estatística, Matemática, Física, Química, Engenharia e parte da Economia, assim como todos os cursos derivados dessa área.

Revista Eletrônica Mundo Acadêmico possui um normativo mínimo para a aceitação de artigos     para publicação:

São cinco os requisitos para aceitação de submissões:

  • O primeiro é que cada um dos autores tenha submetido no máximo dois artigos no mesmo número para a Revista Eletrônica Mundo Acadêmico, independentemente de sua posição na autoria (autor ou coautor). Ou seja, se um autor submete um artigo como primeiro autor e outro como terceiro autor, ele não poderá submeter nenhum outro artigo naquele número.
  • O segundo requisito é que os artigos sejam inéditos, nacional e internacionalmente, e que não estejam sob consideração para publicação em nenhum outro veículo de

divulgação. Trabalhos publicados em anais de congressos são considerados, desde que estejam na sua forma final para publicação.

  • O terceiro requisito é que os artigos estejam redigidos em língua portuguesa, inglesa ou
  • O quarto requisito é que estejam associados aos temas da seção para a qual foram submetidos e de acordo com a política de cada seção explicitada
  • O quinto requisito é que os artigos atendam aos critérios e características técnicas exigidas pela Revista Eletrônica Mundo Acadêmico, o estilo de citação e referenciamento da Revista Eletrônica Mundo Acadêmico segue o padrão American Psychological Association (APA). Em outubro de 2020, a APA apresentou a 7ª Edição do Manual de Estilo APA, que substitui a última atualização das normas de 2009. A 7ª Edição é, portanto, a versão mais atual das normas.

O público-alvo da Revista Eletrônica Mundo Acadêmico é formado pelos profissionais e estudantes da academia universitária e pelos gestores de organizações públicas, privadas e do terceiro setor interessados no desenvolvimento da administração.

Processo de Avaliação por Pares

           O processo editorial da Revista Eletrônica Mundo Acadêmico ocorre em 3 etapas  eliminatórias, descritas a seguir:

  1. Na primeira etapa o artigo recebido é analisado pelo Editor-Chefe e na sequência pelo Editor da Seção para a qual o artigo foi submetido para revisão de admissão (desk review). Os editores podem eventualmente solicitar um parecer às cegas dupla de um membro do Corpo Editorial Científico (especializado na área do artigo) para apoiar sua decisão. Nesse processo, os editores se certificarão de que o artigo cumpre os requisitos básicos para ser acolhido no processo editorial: relevância científica; grau expressivo de contribuição teórica e/ou metodológica para a área de conhecimento científico; ineditismo; correção da linguagem, com especial atenção à qualidade do texto (ortografia, concordância e pontuação), independentemente da língua na qual ele é submetido; boa apresentação geral; lista de referências bibliográficas que represente o estado da arte na temática tratada e abranja necessariamente os artigos publicados nos últimos cinco anos na academia brasileira e internacional; adequabilidade à política editorial e da seção para a qual foi submetido.

Artigos que não estejam de acordo com esses requisitos básicos ou com os critérios e características técnicas exigidas pela Revista Eletrônica Mundo Acadêmico (veja política editorial, políticas das seções temáticas e orientações aos autores) serão rejeitados pelo Editor-Chefe ou pelo Editor de Seção.

  1. A segunda etapa corresponde à avaliação anônima dos artigos encaminhados para publicação pelo sistema de avaliação às cegas dupla. Os artigos serão encaminhados pelos Editores de Seção a avaliadores ad hoc, escolhidos a partir de suas áreas de especialização, disponibilidades e cujas afiliações sejam de estados diferentes dos estados dos autores. Os Editores de Seção coordenam essa fase do processo editorial. Os artigos aprovados serão encaminhados ao Editor-Chefe com sugestão para sua publicação.

Os Editores de Seção podem eventualmente solicitar um parecer às cegas dupla de um membro do Corpo Editorial Científico (especializado na área do artigo) para apoiar sua decisão.

Na terceira etapa do processo de avaliação o Editor-Chefe toma a decisão final sobre a publicação. Eventualmente o Editor-Chefe pode solicitar a um membro do Comitê Editorial Científico que valide em um processo de avaliação às cegas dupla as etapas anteriores. Nesse caso, o artigo aprovado na fase anterior e os respectivos pareceres dos avaliadores ad hoc (não identificados) são encaminhados ao um membro do Comitê Editorial Científico (especializado na área do artigo) para análise e validação. Os artigos aprovados são apresentados e recomendados para publicação ao Editor-Chefe pelo membro do Comitê Editorial Científico.

Os artigos aprovados são publicados com o nome do Editor responsável. Após a aprovação para publicação, os autores deverão assinar o documento "Cessão Gratuita de Direitos Autorais", cujo modelo será enviado aos autores por e-mail, reservando os direitos, inclusive de tradução à Revista Eletrônica Mundo Acadêmico. Os autores deverão assinar a carta, separadamente ou conjuntamente e enviá-la por correio eletrônico à Revista Eletrônica Mundo Acadêmico no prazo máximo de 2 semanas após a recepção do e- mail.

Os critérios utilizados para avaliação dos artigos são os seguintes:

TÍTULO

Título reflete com precisão o que se pretendeu com o artigo.

INTRODUÇÃO

 

  • Possui o enunciado do problema de pesquisa;
  • Apresenta as justificativas para a realização do estudo;
  • Relata pesquisas anteriores relevantes que permitiram a contextualização do estudo;
  • Apresenta diferenças em relação aos outros estudos já publicados;
  • Deixa claro o que está sendo respondido (objetivo);
  • Promove avanços do conhecimento sobre o que está sendo estudado;
  • No caso de estudo empírico, apresenta as proposições ou hipóteses que estão sendo criadas, redefinidas ou acrescentadas;
  • Apresenta claramente o design de pesquisa, no caso de pesquisa empírica;
  • Apresenta argumentos que destacam as razões da relevância do estudo;
  • Aponta claramente o que é conhecido e o que não é conhecido;
  • O tema é atual, envolve criatividade e ineditismo na abordagem;
  • Possui fundamentação teórica;
  • Reflete o estado da arte do que está sendo investigado;
  • Proporciona suporte convincente para o conhecimento científico relativo ao tema abordado;
  • Apresenta relações causais lógicas ou empíricas ao se estabelecer proposições ou hipóteses;
  • A revisão da literatura inclui estudos com no máximo 5 anos de defasagem em relação à data da submissão;
  • Identifica-se no estudo uma "conversa" crítica entre os autores citados;
  • Se o estudo é um ensaio teórico, há uma tese formulada no seu início;
  • Os argumentos utilizados no ensaio teórico suportam a tese inicial;
  • O ensaio teórico traz contribuição científica relevante

MÉTODO – ANÁLISE

 

  • Descrição clara do método - abrangente, objetivo
  • Método adequado ao problema de pesquisa
  • Análise adequada ao método
  • Análise realizada com profundidade

DISCUSSÃO - CONCLUSÃO

 

  • Os achados questionam os achados de outros estudos
  • Os resultados possuem conexão direta com o que foi exposto na Introdução
  • A discussão mostra argumentos convincentes do avanço alcançado na área de conhecimento estudada
  • As conclusões consideram que o efeito do tempo é um fator de alteração dos Isto é, os resultados têm validade futura
  • A conclusão reafirma a importância do estudo e é convincente na justificação do preenchimento da lacuna identificada
  • Não apresenta resultados empíricos ou lógicos desconectados dos objetivos

LIMITAÇÕES - ESTUDOS FUTUROS

 

  • O estudo deixa explícitas quais foram as limitações
  • O estudo apresenta considerações sobre estudos futuros

ESTUDO DE CASO

 

  • É apresentada uma síntese do PROTOCOLO DE PESQUISA
  • Apresenta claramente qual foi a UNIDADE DE ANÁLISE
  • Foram utilizadas MÚLTIPLAS FONTES de evidências
  • Especifica qual foi o DESIGN ADOTADO (Simples, múltiplo, holístico, embutido)
  • Apresenta qual foi a ESTRATÉGIA para a análise dos dados
  • Apresenta a TRIANGULAÇÃO das fontes de evidências
  • Apresenta elementos que revelam cuidados com a CONFIABILIDADE
  • Apresenta elementos que evidenciam a VALIDADE INTERNA
  • O caso apresenta TEORIAS CONCORRENTES

EDITORAÇÃO

 

  • Estrutura do texto e redação adequados a um trabalho científico
  • Adequação ao padrão APA
  • Linguagem clara, concisa e sem erros ortográficos ou gramaticais
  • Leitura fluída e agradável
  • As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). A Instituição ou quaisquer organismos editoriais vinculados à Revista Eletrônica Vena Scientia não se responsabilizam pelos

Os textos enviados devem ser inéditos nacional e internacionalmente. A Revista Eletrônica Mundo Acadêmico não publica artigos de autores convidados ou artigos traduzidos de periódicos científicos estrangeiros. Porém, artigos que já foram apresentados em congressos, seminários e assemelhados poderão ser enviados, desde que não haja restrição por parte dos organizadores desses eventos. Todos os artigos submetidos, inclusive os que já foram apresentados em congressos, seminários e assemelhados passarão pelo processo de avaliação descrito acima.

A Revista Eletrônica Mundo Acadêmico acredita que a qualidade dos pareceres que balizam as decisões de publicação de cada edição do periódico deve refletir um processo sério, transparente e criterioso de avaliação, cujo propósito deve ser tanto o avanço do conhecimento na área como o desenvolvimento dos pesquisadores.

Entende-se a atividade do parecerista como parte de um processo contínuo e coletivo de construção de conhecimento que deve levar ao aprimoramento do conteúdo e da forma como as investigações são conduzidas. Para que tal intento se materialize em publicações de artigos de reconhecida excelência, nacional e internacionalmente, é requisitado aos pareceristas da Revista Eletrônica Mundo Acadêmico, com base no documento Boas Práticas da Publicação Científica da ANPAD, a atenção às diretrizes abaixo listadas:

O avaliador não deve aceitar a tarefa de avaliar um manuscrito caso não se sinta profissionalmente qualificado no respectivo tema. O avaliador deve informar o editor, caso a identidade do autor lhe seja conhecida. Os avaliadores devem explicitamente comprometer-se a atender ou negociar a alteração do tempo para o processo de revisão do artigo proposto pelo editor e cumprir a data de devolução acordada. O avaliador deve ler com cuidado a política editorial e as instruções aos avaliadores e segui-las.

O avaliador deve efetuar inicialmente uma leitura em profundidade em uma única sessão. Eventualmente, fazendo marcações ou anotações de pontos relevantes nessa primeira leitura. Porém, deve se ater ao todo. Em momento posterior deve retomar o processo de avaliação, desenvolvendo análise minuciosa e elaborando o parecer.

O avaliador deve considerar a existência de diversos paradigmas e zelar para que sua revisão seja isenta. Os artigos devem ser analisados em termos de sua relevância e consistência interna e externa e não com base em preferências teórico-metodológicas.

O avaliador deve apontar os problemas corrigíveis e indicar o que pode ser feito para corrigi-los. Deve avaliar o custo-benefício das alterações solicitadas em relação à melhoria da qualidade do artigo.

Cabe ao avaliador considerar as referências utilizadas, identificando se cobrem a literatura relevante internacional e nacional sobre a temática do artigo, seja pela inserção de clássicos quanto da literatura atualizada dos últimos cinco anos. Deve-se sugerir aos autores quando oportuno, referências relevantes para a reformulação do artigo.

Sempre que possível, o avaliador deve apontar todas as alterações necessárias e evitar que a cada nova ressubmissão inclua novas solicitações que poderiam ter sido feitas anteriormente.

Quando receber uma nova versão do artigo, atentar o atendimento ou justificativa da não realização das solicitações de alterações realizadas anteriormente.

O parecer deve apresentar argumentos bem fundamentados e objetivos, que justifiquem com clareza a posição favorável ou desfavorável ao texto sob análise. Não devem ser usados pareceres excessivamente concisos que pouco explicam como se chegou ao julgamento final do artigo, seja no caso de aprovação ou rejeição.

Os campos da ficha de avaliação em que há solicitação de análise quanto aos aspectos positivos e desfavoráveis sobre a fundamentação teórica, metodologia e estrutura do trabalho devem ser obrigatória e cuidadosamente preenchidos.

O caráter construtivo e de aprimoramento deve permear o processo de avaliação. Isso significa que o artigo, quando necessário, pode ser reencaminhado para sucessivas reavaliações até que atinja o grau de maturidade exigido.

A adequação do artigo à linha editorial da Revista, às Diretrizes para Autores, à fluidez e coerência interna do texto, bem como a propriedade da linguagem devem ser observadas.

Os interessados em se candidatar como avaliadores ad hoc devem enviar e-mail para a Revista Eletrônica Mundo Acadêmico, justificando sua proposta, no qual deve constar: a seção da Revista Eletrônica Mundo Acadêmico à qual pretendem se vincular; cinco palavras-chave que expressem sua área de especialização, certificadas pelo registro no currículo Lattes da titulação e da produção bibliográfica científica em periódicos Qualis e eventos reconhecidos como de qualidade na área de conhecimento de Administração; o número de artigos que pode avaliar por ano; o estado da Federação em que reside; e o endereço (URL) de seu currículo Lattes no sítio do CNPq. As solicitações dos candidatos serão avaliadas pelo Editor-Chefe e pelos Editores de Seção.

O recrutamento de membros do Comitê Editorial Científico é feito via convite do editor da revista. A atividade dos membros desse comitê é voluntária e não remunerada. Os pré- requisitos para participação são os mesmos dos avaliadores ad hoc. Adicionalmente, os membros desse comitê devem possuir título de doutor há pelos menos 5 anos e possuir produção bibliográfica científica e técnica expressiva e reconhecida como de qualidade pelo corpo editorial na sua área de especialização.

Política de Interesses Conflitantes

 Um interesse conflitante para a Revista Eletrônica Mundo Acadêmico é qualquer interesse de ordem financeira, profissional ou pessoal, que interfira realmente ou potencialmente na elaboração, avaliação, ou publicação de um artigo e do trabalho que o gerou. Autores e seus empregadores (instituições acadêmicas ou não), patrocinadores, avaliadores e editores podem possuir interesses conflitantes. Os interesses conflitantes podem ser considerados ocultos ou explícitos, reais ou percebidos.

Para cumprir sua missão a Revista Eletrônica Mundo Acadêmico considera importante assegurar dentro do possível que as pesquisas que apresenta na forma de artigos estejam livres de vieses. Assim, o editor da revista pode decidir não aceitar artigos que acredite possam ter sido comprometidos de alguma forma pelos interesses conflitantes declarados por seus autores.

Quaisquer interesses conflitantes do autor ou dos coautores em relação ao artigo e ao trabalho que o gerou que sejam relevantes e tenham surgido em até cinco anos a partir do começo do trabalho devem ser informados. No processo de submissão, o primeiro autor deve declarar em seu nome e dos demais coautores a existência de eventuais interesses financeiros, pessoais ou profissionais que possam realmente ou potencialmente ter influenciado o trabalho e a elaboração do artigo. Exemplos de interesses conflitantes incluem, porém, não se limitam a: subvenções para pesquisa recebidas de quaisquer fontes, subvenções para viagens ou participações em reuniões, prestação de serviços pagos, relações com o corpo editorial da Revista Eletrônica Mundo Acadêmico, relações com as organizações envolvidas e participação em agências governamentais. Todas as fontes de financiamento para o trabalho devem ser descritas, incluindo seu papel, inclusive o envolvimento na decisão de submissão do artigo para publicação. Subvenções recebidas

pelas instituições ou organizações que financiaram o trabalho de outras instituições ou organizações e sejam do conhecimento dos autores devem ser declaradas.

O editor tomará a decisão final sobre a relevância dos interesses conflitantes declarados pelos autores e sua possível influência sobre o trabalho ou o artigo. Se necessário, discutirá essa questão com os avaliadores ad hoc e corpo editorial. A decisão se baseará nos interesses conflitantes declarados pelos autores.

Os avaliadores ad hoc da revista eletrônica vena scientia também deverão declarar interesses conflitantes antes do início da avaliação de qualquer artigo. Caso o avaliador julgue que não pode avaliar um artigo em função de interesses conflitantes deve notificar o editor.

Declaração de Direito Autoral

 Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à Revista Eletrônica

Mundo Acadêmico. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:

  1. A Revista Eletrônica Mundo Acadêmico mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.

 

  1. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for

 

  1. A partir de 02 de julho de 2022 a Revista Eletrônica Mundo Acadêmico, já em seu primeiro número, adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à Revista Eletrônica Mundo Acadêmico (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a Revista Eletrônica Mundo Acadêmico endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.

 

  1. Os autores podem tirar cópias do artigo ou distribuí-lo por meio de mídia eletrônica, contanto que seja para uso de atividades de sala e pesquisa, sob as seguintes condições:

(a) tais cópias não sejam revendidas e (b) as referências das publicações prévias nesta revista (nome da revista, publicação, ano e páginas) sejam mostradas de forma clara e explícita na contracapa de todas as cópias tiradas do artigo.

Forma e preparação de manuscritos

 A Revista Eletrônica Mundo Acadêmico aceita contribuições acadêmicas na forma de artigos científicos em português, inglês ou espanhol  (a critério dos autores) que sejam de interesse para a área de conhecimento de administração e para a atuação do administrador de empresas, conforme a sua política editorial. Caso a submissão seja realizada em inglês, não é necessário enviar a versão em português. A tradução é de responsabilidade dos autores.

Os manuscritos deverão ser formatados no editor Word for Windows 6.0 ou superior, formato A4, em espaçamento 1,5, fonte Times New Roman, corpo 12, margens superior e esquerda 3 cm e inferior e direita 2 cm. O TEXTO COMPLETO contemplando todos os elementos (folha de rosto, resumo, abstract, corpo do texto, referências e apêndices) deverá ter no mínimo 7600 palavras e no máximo 13400 palavras

As figuras, tabelas ou quadros devem ser apresentados no próprio corpo do texto do artigo, próximo do local onde estão sendo mencionados (arquivo principal). Além disso, as figuras, tabelas e quadros, inseridos no texto, devem ser disponibilizados separadamente, cada um em um arquivo suplementar separado, no formato fonte do software no qual foram gerados. Esses arquivos devem ser submetidos juntos com o arquivo principal. Os arquivos suplementares devem conter no máximo 1MB.

Fica restrito a autores e coautores a submissão de, no máximo, dois trabalhos por número à Revista Eletrônica Mundo Acadêmico. No caso de chamadas especiais, cada autor pode submeter mais dois artigos para a chamada, não importando se é autor ou coautor. Não é permitido submeter novamente artigos rejeitados, mesmo que haja mudanças. Também não é permitido submeter um artigo a duas seções da Revista Eletrônica Mundo Acadêmico simultaneamente.

O número máximo de autores por artigo é 10. Mudanças na autoria dos artigos durante o processo de avaliação editorial não é permitido.

Os arquivos e o conteúdo do texto e das figuras, tabelas e quadros não devem conter identificação do autor ou dos coautores. Caso seja possível identificar o autor ou os coautores o artigo será rejeitado.

Recursos especiais de edição como sublinhado, hifenização, macros, recuos etc. devem ser evitados. O Itálico deve ser reservado para palavras em língua estrangeiras. Destaque de palavras e símbolos deve ser feito em negrito.

Os títulos e subtítulos devem ser escritos em negrito e não devem ser longos, ocupando no máximo duas linhas e devem ter de 12 a 15 palavras.

Notas devem ser usadas o menos possível. Quando usadas, devem ser colocadas no rodapé. Elas devem ser numeradas sequencialmente ao longo do corpo do texto.

A apresentação do manuscrito (o qual conterá o corpo do texto e será submetido no arquivo principal) deve seguir o seguinte formato:

Folha de rosto não identificada: Título em português seguido por um abstract em português contendo entre 200 e 250 palavras. O abstract deve estar organizado por itens, sob o modelo proposto. Rótulos devem estar em negrito, sem números.

  1. Objetivo: - Consiste na apresentação das intenções a serem atingidas com o Como sugestão apresentamos a classificação de Blaikie (2009)1.

Explorar: - Apresentar uma descrição inicial ou a compreensão de algum fenômeno; Descrever: - Proporcionar um conjunto detalhado de dados ou medidas das características de alguma população (amostra), grupo ou fenômeno, incluindo-se regularidades presentes nos dados;

Explicar: - Estabelecer os elementos, fatores ou mecanismos que são responsáveis para a produção do estado ou das regularidades do fenômeno estudado;

Compreender: - Estabelecer as razões inerentes a uma ação social particular, a ocorrência de um evento ou o desenvolvimento de um episódio social;

Prever: - Utilizar entendimentos estabelecidos ou explicações de um fenômeno para inferir certas resultantes segundo condições particulares;

Modificar: - Intervir em uma situação social mediante a manipulação de alguns aspectos dela ou para auxiliar os participantes na mudança, preferencialmente com base em compreensão ou explicação preestabelecida;

  1. Originalidade/valor: - Explique por que o artigo deve ser considerado original. Qual lacuna de conhecimento ele preenche? Existem questões não respondidas sobre o tema pesquisado? Apresenta nova abordagem, novo conceito, nova teoria, novo paradigma? Promove mudanças ou avanços no conhecimento em termos de conceitos, relacionamentos, modelos ou teorias? Qual é a sua utilidade prática (E daí?). Apresenta tendências que podem contribuir para mudanças organizacionais presentes e futuras?

 

  1. Design/metodologia/abordagem: - Descreva sucintamente a abordagem metodológica e as técnicas de pesquisa: - qualitativa, quantitativa, mistos. Estratégia de pesquisa. Técnica de coleta de dados e análise de dados. Se for um texto teórico, explique os procedimentos adotados (revisão sistemática da literatura, bibliometria, meta análise, proposição de modelo ou teoria etc.).

 

  1. Resultados: O que os resultados significam (interpretações à luz das teorias relevantes), especialmente no contexto do que já era conhecido sobre o objeto da investigação? As conclusões não devem avançar e serem estendidas além do que é suportado pelos seus

resultados. Quais seriam as aplicações práticas de resultados e quais seriam os próximos passos na pesquisa?

(1) Blaikie, N. (2009) Designing social research: the logic of anticipation. Cambridge, UK: Polity Press.

  • Corpo do texto: O corpo do texto deve aparecer em uma nova página. Não inicie uma nova página a cada subtítulo. Observe que as partes convencionais de um artigo científico teórico-empírico devem incluir: Introdução, referencial teórico, procedimento metodológico, resultados e análises, conclusão, referências e, opcionalmente, apêndices. O referencial teórico deve necessariamente cobrir a produção científica nacional e internacional relevante dos últimos 5 anos. Apêndices devem ser utilizados o menos possível.

 

  • Citações: Sempre que alguma fonte for utilizada, deve-se citar o sobrenome(s) do(s) autor(es) e o ano da publicação. No caso de citações diretas a página da referência deve ser Todas as fontes citadas devem ser mencionadas nas referências bibliográficas.

 

  • Figuras, tabelas e quadros: Os títulos e legendas (quando necessárias) devem estar no próprio corpo do texto junto às figuras, tabelas e quadros (arquivo principal). Também devem ser colocados nos arquivos suplementares.
  • Título em inglês e Abstract: O "abstract" é o próprio resumo na língua inglesa. Valem as mesmas orientações dadas para o resumo. Após o abstract devem ser inseridas cinco palavras-chave em inglês (Keywords) compatíveis com as palavras chaves do resumo em português.

 

  • Título em espanhol e Resumen: O "resumen" é o próprio resumo em espanhol. Valem as mesmas orientações dadas para o resumo. Após o resumen devem ser inseridas cinco palavras-chave em espanhol (Palabras Clave) compatíveis com as palavras chaves do resumo em inglês e português.

 

  • Normas para apresentação do trabalho: É obrigatório o uso das normas da APA para apresentação de trabalhos científicos.

 

Para submeter o artigo, o primeiro autor deve necessariamente se cadastrar na Revista Eletrônica Mundo Acadêmico. No processo de cadastro o autor deve optar pela categoria autor além da categoria leitor.

Após o cadastro, para submeter um artigo, o autor deverá acessar a Revista Eletrônica Mundo Acadêmico e optar na página do usuário pela categoria autor. A seguir deve escolher a opção de submissão online na página SOBRE a revista. No procedimento de submissão do artigo, o primeiro autor será solicitado a preencher as informações cadastrais dos coautores.

O Resumo da Biografia do autor e dos coautores deve ser informado obrigatoriamente pelo primeiro autor na submissão do artigo. Os resumos devem ter aproximadamente 50 palavras e conter titulação, afiliação, cargo e interesses de pesquisa. A titulação corresponde a duas informações: o título acadêmico de maior valor do autor (ex.: bacharel; mestre; doutor; livre docente) e a Instituição que o concedeu. A afiliação corresponde à Instituição principal a que o autor está atualmente vinculado. Em ambos os casos, as Instituições devem aparecer por extenso e devem conter necessariamente duas unidades organizacionais. Por exemplo, faculdade e universidade ou departamento e faculdade. Alunos devem indicar na titulação o nível que cursam (ex., graduando, mestrando, doutorando) e na afiliação a instituição a que estão vinculados. A titulação e a afiliação dos autores (conforme preenchidos na submissão) serão publicadas na folha de rosto do artigo, caso seja aprovado. Os resumos completos das biografias dos autores (conforme preenchidos na submissão) serão disponibilizados para consulta pelos leitores no acesso ao artigo na página da Revista Eletrônica Mundo Acadêmico.

Agradecimentos devem ser inseridos durante o processo de submissão do artigo pelo primeiro autor no campo "Agências de Fomento". Por favor, mencione subvenções relevantes recebidas e as URLs das instituições ou organizações financiadoras. Acrescente a sentença "Os financiadores não tiveram influência no desenho do estudo, na coleta e análise de dados, na decisão de publicar e na preparação do artigo". Caso a afirmação não esteja correta, não é necessário acrescentar a sentença e o primeiro autor deve preencher o campo "Conflito de Interesses", explicando o papel dos patrocinadores ou financiadores no trabalho e no artigo.

Os conteúdos dos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garantem que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceira parte ou qualquer material de natureza obscena, difamatória ou de outra maneira ilegal. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte.

Após a submissão, o artigo será avaliado de acordo com o processo de avaliação por pares. A revista reserva-se o direito de solicitar aos autores possíveis alterações nos textos aprovados para publicação. O primeiro autor acompanhará o processo editorial, receberá solicitações de alterações e submeterá versões revisadas do artigo via o sistema de editoração eletrônico da Revista Eletrônica Mundo Acadêmico, na categoria de usuário autor.

Os textos enviados devem ser inéditos nacional e internacionalmente. Porém, artigos que já foram apresentados em congressos, seminários e assemelhados poderão ser enviados, desde que não haja restrição por parte dos organizadores desses eventos.

Após aprovação do artigo, todos os autores deverão se cadastrar na Revista Eletrônica Mundo Acadêmico, informando o endereço para correspondência e o e-mail que serão publicados na folha de rosto do artigo. Os autores receberão por e-mail o documento "Cessão de Direitos Autorais", que deverá ser assinado por todos os autores, e enviado pelo correio convencional à Revista Eletrônica Mundo Acadêmico.

Os artigos enviados não devem estar em processo de avaliação simultânea ou terem sido publicados em outros periódicos. Caso essa situação seja verificada, o artigo será rejeitado e os autores ficarão suspensos da possibilidade de submissão de artigos à Revista Eletrônica Mundo Acadêmico pelo período de três anos. Além disso, o editor do periódico na qual foi identificado o processo de avaliação simultâneo será notificado do ocorrido.

Drª Lia S. de Oliveira Martins

Coordenador de Pesquisa do UNIRJ Editora Mundo Acadêmico

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.