O DESENHO INFANTIL NA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

Autores

  • Alessandra Monteiro dos Reis Barbosa Cenro Universitário Gama e Souza – UNIGAMA
  • Luisa Ribeiro Baroni Centro Universitário do Rio de Janeiro – UNIRJ

Resumo

O desenho é uma das formas mais antigas de comunicação, passando por vários momentos da história e evoluído junto com
a humanidade, podendo ser avaliada por meio do estilo empregado, formas e tamanhos, intensidades dos traços e cores.
A análise do desenho pode ser feita em obras históricas ou em artes feitas por crianças na sua carteira, na sala de aula, ou
no chão do seu quarto. No caso da arte feita por uma criança, todo o conjunto deve ser considerado a fim de se chegar a um
diagnóstico, pois, ali se pode apresentar pistas para possíveis problemas pelos quais aquele indivíduo passa. Com isso, este
artigo tem como finalidade abordar as faces das análises realizadas por profissionais psicopedagogos com base em desenhos
realizados por indivíduos com idade infantil em período escolar. O presente artigo será desenvolvido de forma exploratória,
identificando as singularidades do desenho e do indivíduo, observando as suas características e desenvolvimento desde a
escolha do papel até o ato de colorir, e, por fim, fazendo um percurso do passo a passo da avaliação a ser realizada.

Biografia do Autor

Alessandra Monteiro dos Reis Barbosa, Cenro Universitário Gama e Souza – UNIGAMA

Pós-graduada – Especialista em Psicopedagogia pelo Cenro Universitário Gama e Souza – UNIGAMA. E-mail:
alessandra.pity@gmail.com

Luisa Ribeiro Baroni, Centro Universitário do Rio de Janeiro – UNIRJ

Mestra em Filosofia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ e Coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico - NAP do do Centro Universitário do Rio de Janeiro – UNIRJ. E-mail: luisa.baroni@gmail.com

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Publicado

2023-12-20

Edição

Seção

Educação e Ciências Humanas