REFLEÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS

Autores

  • Lia Santos de Oliveira Martins Centro Universitário do Rio de Janeiro -  UNIRJ

Palavras-chave:

Alfabetização, Espectro Autista, Metodologia

Resumo

A alfabetização de crianças autistas é um tema complexo, que exige uma abordagem cuidadosa e reflexiva por parte dos profissionais de educação e da sociedade como um todo. Este trabalho, na forma de uma revisão de literatura de abordagem qualitativa, tem como objetivo pesquisar as práticas de alfabetização de crianças autistas por meio da análise de materiais bibliográficos. A pesquisa analisou artigos pré-existentes, os quais foram divididos em dois temas principais: alfabetização e processos de intervenção para crianças com Transtorno do Espectro Autista. Buscou-se responder à pergunta: quais são as práticas pedagógicas descritas pela literatura para a alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista? Com isso, esta pesquisa destaca a importância de abordagens inclusivas e adaptadas às particularidades das crianças autistas na alfabetização, pois promover a aquisição da linguagem escrita não apenas potencializa suas habilidades, mas também promove sua inclusão social e participação ativa na sociedade.

Biografia do Autor

Lia Santos de Oliveira Martins, Centro Universitário do Rio de Janeiro -  UNIRJ

Profª Drª em Estudos da Linguagem - Psicolinguística pela PUC-RJ. Professora e Coordenadora de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário do Rio de Janeiro -  UNIRJ.  Profª Aposentada do Colégio Pedro II – CPII.  Profª e Coordenadora da Área de Linguagem do TTH Barilan. E-mail: lyasomprof@gmail.com

Publicado

2024-12-19

Edição

Seção

Educação e Ciências Humanas