AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Fernanda Cristina da Silva Justino Pasche Centro Universitário Internacional Signorelli - UNISGNORELLI
  • Luisa Ribeiro Baroni Centro Universitário do Rio de Janeiro – UNIRJ

Palavras-chave:

Afetividade, Aprendizagem, Pandemia

Resumo

Este artigo tem por objetivo demonstrar, sob a perspectiva de teóricos do desenvolvimento, a importância que a afetividade tem para o processo de aprendizagem de crianças e de jovens e como o professor possui papel central e elementar na mediação do afeto entre o objeto de conhecimento e seus alunos. À luz do que se compreende sobre afetividade em Moran (2010) e Oliveira (2012), buscou-se investigar como ocorreu a abordagem desse sentimento no ensino remoto, implantado emergencialmente, no Brasil pela Medida Provisória nº 934, em decorrência da pandemia de SARS-COVID-19, que desencadeou diversas mudanças na forma de ministrar o ensino básico, em especial na Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. A falta de contato humano, somada à precária oferta de recursos tecnológicos, afetou as relações escolares, rompendo laços afetivos. Esses apontamentos precisam ser amplamente analisados e debatidos para que não haja retrocesso nos índices de desenvolvimento básico da educação e para evitar o aumento das taxas de evasão escolar. A Busca de respostas, explora a relação entre as práticas educativas e a evasão escolar, propondo reflexões sobre as condições que levam os alunos a abandonarem os bancos de estudo. Para essa abordagem far-se-á uso de Moran (2010), que discute a relevância da inovação pedagógica e da motivação dos alunos como estratégias para reduzir a evasão escolar.

 

 

 

 

 

Biografia do Autor

Fernanda Cristina da Silva Justino Pasche , Centro Universitário Internacional Signorelli - UNISGNORELLI

Pós-graduada – Especialista em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Internacional Signorelli - UNISGNORELLI. E-mail: fernandajpasche@gmail.com

Luisa Ribeiro Baroni, Centro Universitário do Rio de Janeiro – UNIRJ

Mestra em Filosofia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ e Coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico  - NAP do Centro Universitário do Rio de Janeiro – UNIRJ. E-mail: luisa.baroni@gmail.com

Publicado

2024-12-19

Edição

Seção

Educação e Ciências Humanas