MÉTODO FONOVISUOARTICULATÓRIO
PERSPECTIVAS NEUROPSICOLÓGICAS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO SISTEMA ALFABÉTICO E DE SUAS CONVENÇÕES
Palavras-chave:
Método das Boquinhas, Neuropsicologia, AlfabetizaçãoResumo
De acordo com a Constituição Federal, a educação é um direito de todos os cidadãos brasileiros e dever do Estado e da família. Atualmente, o Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece uma meta de alfabetização, em que todas as crianças, até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental devam estar alfabetizadas. No entanto, na prática, é alta a complexidade para a aquisição da alfabetização. Sobretudo, nos casos em que as crianças apresentam dificuldades ou transtornos de aprendizagem. Neste sentido, clarifica-se a necessidade de investir em estímulos que possam facilitar o processo. Desse modo, o artigo tem o objetivo de refletir sobre os benefícios da união entre os conhecimentos da avaliação e da intervenção em Neuropsicologia e do uso do Método Fonovisuoarticulatório como facilitadores para a alfabetização. Para tanto, a pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica qualitativa, a partir de leituras especializadas sobre o tema e conceitos acerca da alfabetização, letramento e literacia. Como resultado da análise bibliográfica, depreendemos que a junção da Neuropsicologia e do Método Fonovisuoarticulatório podem ser de alta valia para o aprendizado de crianças com ou sem dificuldades de aprendizagem, bem como para crianças ou adultos com transtornos de aprendizagem. Conclui-se que apesar da efetividade da união entre o método de alfabetização e as contribuições da Neuropsicologia é necessário que a família também se envolva nessa parceria, tendo em vista a importância da constância e da continuidade dos estímulos para os indivíduos que deles necessitam.