MÉTODO FONOVISUOARTICULATÓRIO

PERSPECTIVAS NEUROPSICOLÓGICAS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO SISTEMA ALFABÉTICO E DE SUAS CONVENÇÕES

Autores

  • Bianca Fernandes Instituto Superior CONAMAD – ISCON - SGAS
  • Tatianne Coimbra Instituto Superior CONAMAD – ISCON - SGAS
  • Lia Santos de Oliveira Martins Centro Universitário do Rio de Janeiro -  UNIRJ

Palavras-chave:

Método das Boquinhas, Neuropsicologia, Alfabetização

Resumo

De acordo com a Constituição Federal, a educação é um direito de todos os cidadãos brasileiros e dever do Estado e da família. Atualmente, o Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece uma meta de alfabetização, em que todas as crianças, até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental devam estar alfabetizadas. No entanto, na prática, é alta a complexidade para a aquisição da alfabetização. Sobretudo, nos casos em que as crianças apresentam dificuldades ou transtornos de aprendizagem. Neste sentido, clarifica-se a necessidade de investir em estímulos que possam facilitar o processo. Desse modo, o artigo tem o objetivo de refletir sobre os benefícios da união entre os conhecimentos da avaliação e da intervenção em Neuropsicologia e do uso do Método Fonovisuoarticulatório como facilitadores para a alfabetização. Para tanto, a pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica qualitativa, a partir de leituras especializadas sobre o tema e conceitos acerca da alfabetização, letramento e literacia. Como resultado da análise bibliográfica, depreendemos que a junção da Neuropsicologia e do Método Fonovisuoarticulatório podem ser de alta valia para o aprendizado de crianças com ou sem dificuldades de aprendizagem, bem como para crianças ou adultos com transtornos de aprendizagem. Conclui-se que apesar da efetividade da união entre o método de alfabetização e as contribuições da Neuropsicologia é necessário que a família também se envolva nessa parceria, tendo em vista a importância da constância e da continuidade dos estímulos para os indivíduos que deles necessitam.

 

 

Biografia do Autor

Bianca Fernandes , Instituto Superior CONAMAD – ISCON - SGAS

Instituto Superior CONAMAD – ISCON - SGAS, 910 Lotes 33/34 - Asa Sul, Brasília – DF, 70390-100, Brasil.

Tatianne Coimbra, Instituto Superior CONAMAD – ISCON - SGAS

Instituto Superior CONAMAD – ISCON - SGAS, 910 Lotes 33/34 - Asa Sul, Brasília – DF, 70390-100, Brasil.

Lia Santos de Oliveira Martins, Centro Universitário do Rio de Janeiro -  UNIRJ

Profª Drª em Estudos da Linguagem - Psicolinguística pela PUC-RJ. Professora e Coordenadora de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário do Rio de Janeiro -  UNIRJ.  Profª Aposentada do Colégio Pedro II – CPII.  Profª e Coordenadora da Área de Linguagem do TTH Barilan. E-mail: lyasomprof@gmail.com.

Publicado

2025-10-10

Edição

Seção

Educação e Ciências Humanas