O ENSINO BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO
IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DOS ALUNOS
Palavras-chave:
Educação Bilíngue, Aprendizagem; Impacto Acadêmico, DesenvolvimentoResumo
As teorias de desenvolvimento da criança são fruto de análise, ao menos, cem anos na história da pedagogia considerada moderna. Obviamente, tais teorias ganham força, concomitantemente, com o reconhecimento do direito de aprender das crianças, sendo responsabilidade de zelo e de vigilância da família, bem como da sociedade e do Estado, tendo por base leis ou conjuntos de leis sobre o tema, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no Brasil, desde 1990. O aprender não deve ser exclusivamente em língua materna, obrigatória, mas se torna necessária a oferta da aprendizagem em outros idiomas, como, por exemplo, o inglês. Não se pode pensar o cidadão em crescimento, apenas, como falante de um único idioma em um mundo cada vez mais global, daí a emergência do ensino bilíngue e a relação com o desenvolvimento cognitivo e social das crianças como objeto de investigação deste trabalho.