O ENSINO BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO

IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DOS ALUNOS

Autores

  • Gabriel José Garcia Batista Universidade Salgado Oliveira
  • Romulo de Oliveira Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Educação Bilíngue, Aprendizagem; Impacto Acadêmico, Desenvolvimento

Resumo

As teorias de desenvolvimento da criança são fruto de análise, ao menos, cem anos na história da pedagogia considerada moderna. Obviamente, tais teorias ganham força, concomitantemente, com o reconhecimento do direito de aprender das crianças, sendo responsabilidade de zelo e de vigilância da família, bem como da sociedade e do Estado, tendo por base leis ou conjuntos de leis sobre o tema, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no Brasil, desde 1990. O aprender não deve ser exclusivamente em língua materna, obrigatória, mas se torna necessária a oferta da aprendizagem em outros idiomas, como, por exemplo,  o inglês. Não se pode pensar o cidadão em crescimento, apenas, como falante de um único idioma em um mundo cada vez mais global, daí a emergência do ensino bilíngue e a relação com o desenvolvimento cognitivo e social das crianças como objeto de investigação deste trabalho.

 

Biografia do Autor

Gabriel José Garcia Batista, Universidade Salgado Oliveira

Psicólogo pela Universidade Salgado Oliveira. E-mail: gabriel. gb@hotmail.com

Romulo de Oliveira Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Geografia e Planejamento Territorial pela UFRJ e pertence ao quadro de professores efetivos do Colégio Pedro II. E-mail: romulo.deoliveiracosta@yahoo.com.br

Publicado

2025-10-10

Edição

Seção

Educação e Ciências Humanas