INSERÇÃO DAS GINÁSTICAS DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL NA ESCOLA

Autores

  • Arythuza Furtado da Paixão Centro Universitário do Rio de Janeiro/UNIRJ
  • Ana Carolina Costa Cruz UNIVERITAS

Resumo

Este estudo trata da inserção das ginásticas de conscientização corporal nas escolas e como as mesmas são abordadas por profissionais do município do Rio de Janeiro. A coleta de dados se deu a partir de entrevistas semiestruturadas, efetivadas em regime virtual, com profissionais formados em Educação Física. Os resultados foram de concordância mútua quanto à importância da inserção de ginásticas que buscam uma visão mais holística do corpo no cotidiano escolar dos alunos, principalmente nesse momento de pandemia que estamos vivendo. Houve divergências de opiniões quanto a quais práticas oferecer aos alunos e como. Enfim, houve concordância de que se torna imprescindível a inserção de ginásticas de conscientização corporal em suas aulas de Educação Física escolar.

 

Biografia do Autor

Arythuza Furtado da Paixão, Centro Universitário do Rio de Janeiro/UNIRJ

Graduanda de Educação Física no Centro Universitário do Rio de Janeiro/UNIRJ

Ana Carolina Costa Cruz, UNIVERITAS

Professora da UNIVERITAS. Mestre em Educação Física pela UFRJ. Graduada em Educação Física pela UNICAMP

Downloads

Publicado

2023-07-10

Edição

Seção

Ciências da Saúde e da Natureza