NORMATIVIDADE VITAL E RACIONALIDADES EM SAÚDE:

CONTRIBUIÇÕES DE CANGUILHEM À PSICOLOGIA

Autores

  • de Bacarji Jardim Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
  • Angelo Luiz Ferro Mestre e Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutorando no Programa de Psicologia Clínica na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
  • Alberto Mesaque Martins Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre pela mesma instituição. Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário UNA. Professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Palavras-chave:

normatividade, processo de saúde/doença, Psicologia da Saúde

Resumo

Esse ensaio teórico tem como objetivo refletir sobre as mudanças dos conceitos de saúde e doença em diferentes racionalidades, pensando possibilidades de contribuições para discussões atuais, no âmbito da Psicologia, tendo como inspiração o conceito de normatividade vital proposto pelo filósofo Georges Canguilhem. Nesse sentido, abordaremos aspectos históricos desses conceitos, refletindo sobre como essas concepções inspiraram práticas de cuidado, inclusive aquelas desenvolvidas em demais âmbitos que aparentemente fogem ao campo saúde, ou seja, outras significações sociais poderão ser apreendidas. Assim, ao discutir as mudanças nas concepções de saúde ao longo da história, poderemos refletir sobre a complexidade dos seus efeitos em nossas subjetividades, de acordo com a configuração de quem somos e do que nos é possível ser, numa realidade que nos construiu de dada maneira. O texto apresenta críticas importantes ao modelo biomédico, ainda hegemônico no campo da saúde e denuncia alguns dos seus efeitos que restringem o fenômeno da saúde e do adoecimento, buscando enquadrar o sofrimento humano na biologia. Compreender essa dialética é fundamental para a prática e produção de cuidado nas práticas de mediação, escuta e ações pela Psicologia, em consonância com demais outros âmbitos de atuação à saúde.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Edição

Seção

Artigos