O PERCURSO DA IMUNIZAÇÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE:

HISTÓRIA, AVANÇOS E DESAFIOS DA VACINA NO BRASIL

Autores

  • Bianca de Souza Menezes Discente do Curso de Enfermagem de Presidente Prudente.
  • Sarah Stephanie Silva Blasque Discente do Curso de Enfermagem de Presidente Prudente.
  • Marta Aparecida Broietti Henrique Doutora em Estudos Linguísticos pela Unesp-Ibilce, docente do curso de Enfermagem de Presidente Prudente.
  • Bruna Lima Bezerra Mestranda Enfermagem com especialização em Gestão Sanitária pela Funibe, docente do curso de Enfermagem de Presidente Prudente.

Palavras-chave:

história da vacina, Programa Nacional de Imunizações (PNI), imunização no Brasil.

Resumo

O conhecimento da história é essencial para nosso fornecimento de informações para compreensão do nosso futuro, uma vez que prove conhecimento de como os povos equacionaram as grandes questões humanas. O objetivo geral deste trabalho é apontar fatos relevantes do contexto da história da vacina no Brasil, reconhecendo avanços e desafios da imunização em território brasileiro ao longo do tempo. Este estudo consiste em uma pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio de artigos científicos a partir dos quais foram buscados dados da história da vacina sua implantação e programas de imunização e de documentos oficiais do Brasil e históricos. O trabalho identifica os principais fatos históricos que marcaram o processo da implantação da vacina no Brasil no período colonial, como a imunização dos indígenas e de uma população ainda sem conhecimento sobre imunização. Mostra as primeiras medidas de prevenção com a vacina pelo governo português na época a população não aceitou, assim, causando várias mortes, bem como verifica que os movimentos que lutam contra a vacina são maléficos, pois atuam para que as populações estejam desprotegidas. Conclui que, no Brasil, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) consiste em uma política central para a implementação da vacinação em massa na população, de forma para garantir a proteção a população.

 

Downloads

Publicado

2023-03-31

Edição

Seção

Artigos