PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL:

UM DIÁLOGO EM CONSTRUÇÃO

Autores

  • Daniela Emilena Santiago Docente da Graduação de Psicologia da UNIP, Assis-SP. Mestre em Psicologia e Mestre em História pela Unesp. Doutoranda em História pela Unesp de Assis-SP.
  • Elaine de Souza Venceslau Docente da Graduação de Psicologia da UNIP, Assis-SP. Especialista em Saúde Mental pela INDEP.
  • Aline Andrino Menezes Psicóloga graduada pela UNIP
  • Gabriel Vinicius R. dos S. Ribas Psicólogo graduada pela UNIP
  • Luisa Elias Garcia Fagundes Psicóloga graduada pela UNIP.
  • Natane Martins Rodrigues Psicóloga graduada pela UNIP
  • Quéren Fernanda Rodrigues Luiz Psicóloga graduada pela UNIP

Palavras-chave:

prática profissional, educação especial, psicologia educacional, colaboração da psicologia; APAE

Resumo

A Psicologia se insere no campo da Educação Especial buscando desenvolver as potencialidades humanas no contexto educacional e defendendo a igualdade de direitos para todos. Trabalhando em conjunto com a Pedagogia, visa à garantia de um ensino que proporcione condições para que todos os alunos tenham um cenário propício para participar do processo de ensino-aprendizagem. No presente trabalho, buscamos discutir a relação existente entre a Psicologia e a Pedagogia, bem como elucidar a atuação do profissional de psicologia na Educação Especial. Para tanto, o trabalho retrata uma pesquisa qualitativa, por meio da coleta de informações a partir da fala de uma profissional de Psicologia que atua na APAE de um município de pequeno porte localizado na região interiorana do Estado de São Paulo. Concluímos que a colaboração do (a) profissional de Psicologia propicia melhores condições de desenvolvimento e maior inclusão dos alunos atendidos, estando o profissional em constante aperfeiçoamento e manejo das práticas para adequarem a teoria à atuação cotidiana.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Edição

Seção

Artigos