Autores
-
Angelo Luiz Ferro
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
-
Monah Winograd
Departamento de Psicologia da PUC-RIO
-
Ana Carolina Conceição dos Santos
Centro Universitário de Presidente Prudente (Uniprudente)
-
Camila Ramos Munhoz
Centro Universitário de Presidente Prudente (Uniprudente)
-
Maria Vitoria Santana Fernandes
Centro Universitário de Presidente Prudente (Uniprudente)
Palavras-chave:
Psicanálise, teoria da inveja, constituição do sujeito
Resumo
Este artigo tem como objetivo delimitar um estudo teórico sobre o conceito de inveja, naquilo que Melanie Klein colocou como questões fundamentais para o desenvolvimento e constituição do sujeito. A psicanálise configura-se como saber e perspectiva de tratamento psíquico desde a virada do século XIX para o século XX e, até hoje, se mantém como terapêutica eficiente. Neste sentido, abordaremos o nascimento histórico da psicanálise e como esta é pensada por Melanie Klein, no que tange os conceitos que dialogam com o que o artigo se propõe discutir. A base epistemológica utilizada é a psicanálise, dando ênfase às contribuições dessa autora, por depreender que oferece maior repertório elucidativo para entendermos a gênese da inveja na vida primária do bebê – enquanto manifestação da pulsão de morte - e qual desdobramento pode acontecer na vida adulta do sujeito.
Biografia do Autor
Angelo Luiz Ferro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Mestre e Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutorando no Programa de Psicologia Clínica na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Coordenador do Laboratório e Pesquisa em Violência e Subjetividade (LAPEV). Membro do Laboratório de Pesquisa Avançada em Psicanálise e Subjetividade (LAPSU). E-mail: angelusferro@hotmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/8545792825195668
Monah Winograd, Departamento de Psicologia da PUC-RIO
Psicanalista, professora do Departamento de Psicologia da PUC-RIO, coordenadora do Laboratório de Pesquisa Avançada em Psicanálise e Subjetividade (LAPSU) e do Laboratório de Humanidades Digitais da PUC-RIO. E- mail: monahwinograd@icloud.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/8451364774329955
Ana Carolina Conceição dos Santos, Centro Universitário de Presidente Prudente (Uniprudente)
Discente do Curso de Graduação em Psicologia do Centro Universitário de Presidente Prudente (Uniprudente). E-mail: a.carolinasts@gmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/1355391954931903
Camila Ramos Munhoz, Centro Universitário de Presidente Prudente (Uniprudente)
Discente do Curso de Graduação em Psicologia do Centro Universitário de Presidente Prudente (Uniprudente). E-mail:camilar.munhoz@gmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/9290135035570922
Maria Vitoria Santana Fernandes, Centro Universitário de Presidente Prudente (Uniprudente)
Discente do Curso de Graduação em Psicologia do Centro Universitário de Presidente Prudente (Uniprudente). E-mail: mariavitoriasantanaf@hotmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/8084775022224991