REFLEXÕES ACERCA DO IMPACTO DO NOVO ENSINO MÉDIO NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Fábio Alexandre Ferreira Gusmão UNIT

Palavras-chave:

Educação, Ensino, Ensino Médio

Resumo

Com o objetivo de analisar o impacto do novo ensino médio na formação do licenciado em Ciências Biológicas, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa como método de investigação. O estudo fundamentou-se no exame dos marcos legais que organizam o novo ensino médio e embasam a formação do licenciado em Ciências Biológicas. Realizou- se ainda uma análise histórica acerca da área de Ciências da Natureza na educação básica. O principal resultado apontou a necessidade de monitorar e aprimorar as políticas educacionais destinadas à formação do licenciado em Ciências Biológicas. Por isso, é preciso que se produza e identifique evidências no campo da avaliação educacional, de modo que possa ser utilizada para subsidiar o planejamento e a organização dos currículos escolares e dos programas de formação dos docentes.

Biografia do Autor

Fábio Alexandre Ferreira Gusmão, UNIT

Doutor em Educação. Mestre em Psicologia da Educação. MBA em Gestão de Negócios e Inteligência Competitiva. Especialista em Supervisão, Orientação, Gestão da Educação Básica e Inspeção Escolar. Licenciatura em Ciências Biológicas. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas da UNIT. E-mail: fa_bio_gus@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2024-08-27

Edição

Seção

Artigos