RESSIGNIFICAÇÕES DE LETRAMENTOS DE STREET À ROJO:
UM PERCURSO DO FINAL DO SÉCULO XX AOS DIAS HODIERNOS
Palavras-chave:
Letramento, Língua, Produção de textoResumo
No contexto hodierno, falar sobre letramento relaciona-se ao processo de construção desde a inserção do termo no Brasil, em meados da década de 1980, até os dias de hoje, com suas conexões com Tecnologias da Informação e Comunicação bem como variedades de sentidos e significados. Isso porque, desde sua chegada, perpassando por um entremeio até hoje, o ensino de língua portuguesa, alimentado pelos estudos do letramento, vem buscando, cada vez mais, levar para a sala de aula um estudo da língua que se envolva com práticas essencialmente sociais. Por esse motivo, as aulas, sobretudo nos momentos de prática de produção de gêneros variados, têm a finalidade de construir um sujeito capaz de se inserir nas inúmeras e inesgotáveis possibilidades sociocomunicativas. Entretanto, as escolas brasileiras carecem, em grande parte, de vivências que se fundamentem no que o letramento discute e urge como essencial para o desenvolvimento de ensino da língua. Nesse viés, este trabalho consiste em estudo bibliográfico cujos objetivos são refletir sobre contribuições de autores, a partir do método de análise de teorias, que nos últimos anos discutiram o que vem a ser letramento e reconhecer como práticas para aulas de língua portuguesa reconhecem o letramento como potencializador para formação de um cidadão mais conectado à sociedade.