RESSIGNIFICAÇÕES DE LETRAMENTOS DE STREET À ROJO:

UM PERCURSO DO FINAL DO SÉCULO XX AOS DIAS HODIERNOS

Autores

  • Diego Durães Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso do sul - UFMS

Palavras-chave:

Letramento, Língua, Produção de texto

Resumo

No contexto hodierno, falar sobre letramento relaciona-se ao processo de construção desde a inserção do termo no Brasil, em meados da década de 1980, até os dias de hoje, com suas conexões com Tecnologias da Informação e Comunicação bem como variedades de sentidos e significados. Isso porque, desde sua chegada, perpassando por um entremeio até hoje, o ensino de língua portuguesa, alimentado pelos estudos do letramento, vem buscando, cada vez mais, levar para a sala de aula um estudo da língua que se envolva com práticas essencialmente sociais. Por esse motivo, as aulas, sobretudo nos momentos de prática de produção de gêneros variados, têm a finalidade de construir um sujeito capaz de se inserir nas inúmeras e inesgotáveis possibilidades sociocomunicativas. Entretanto, as escolas brasileiras carecem, em grande parte, de vivências que se fundamentem no que o letramento discute e urge como essencial para o desenvolvimento de ensino da língua. Nesse viés, este trabalho consiste em estudo bibliográfico cujos objetivos são refletir sobre contribuições de autores, a partir do método de análise de teorias, que nos últimos anos discutiram o que vem a ser letramento e reconhecer como práticas para aulas de língua portuguesa reconhecem o letramento como potencializador para formação de um cidadão mais conectado à sociedade.

Biografia do Autor

Diego Durães Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso do sul - UFMS

Mestrando pelo programa PROFLetras – UFMS, graduado em Letras, professor da Educação Básica do Estado de São Paulo. E-mail: diegoduraes0902@gmail.com

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Publicado

2024-08-27

Edição

Seção

Artigos