TESTE DE ACEITABILIDADE NA MERENDA ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE PLANURA

Autores

  • Juliana Fontes Quintanilha Graduada em Nutrição pela Faculdade de Frutal - FAF.
  • Lia Lucia Sabino Doutoranda em Engenharia dos Alimentos pela UNESP. Mestre em Ciências Ambientais pela UEMG
  • Débora Maria Moreno Luzia Mestre em Engenharia e Ciência de Alimentos pelo IBILCE/UNESP e Doutora em Engenharia e Ciência de Alimentos pelo IBILCE/UNESP. Docente da UEMG.

Palavras-chave:

merenda escolar, teste de aceitabilidade, aceitação do cardápio

Resumo

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado no ano de 1955, tem como objetivo atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, promovendo a formação de hábitos alimentares saudáveis (BRASIL, 2009). Este estudo tem como objetivo avaliar a adesão e aceitabilidade da merenda escolar no município de Planura, buscando conhecer desafios e dificuldades no atendimento e cumprimento dos objetivos do PNAE. Participou desse estudo o equivalente a 20% dos alunos matriculados de cada escola, de duas escolas municipais estudadas. Com a aplicação da escala hedônica, constatou-se que a preparação foi muito aceita pelos alunos das escolas fundamentais.

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Publicado

2023-03-31

Edição

Seção

Artigos