RELATO DE EXPERIÊNCIA:

ESTÁGIO DE INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM GRUPO PSICOTERAPÊUTICO COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL

Autores

  • Marcia Teixeira Faculdade de Presidente Prudente
  • Milena Cristina Nogueira de Menezes Faculdade de Presidente Prudente
  • Liége Ricci Martins Caldeira Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCL)

Resumo

O presente relato de experiência retrata a vivência em estágio de discentes universitárias,
estudantes do curso de Graduação em Psicologia, de uma Faculdade particular no município de
Presidente Prudente, no Estado de São Paulo. Ao pesquisar os campos de intervenção
psicoterapêutica para o estágio em Psicologia Institucional e Comunitária, notou-se uma grande
demanda por acolhimento e suporte emocional, entre discentes universitários, estudantes de
uma universidade pública, situada no mesmo município, residentes em uma moradia estudantil
institucional e em situação de vulnerabilidade social. Neste estágio, realizou-se a formação de
um grupo psicoterapêutico, composto por esses estudantes, de recursos pessoais e financeiros
limitados, que buscam formação universitária, para produzirem melhores condições de vida.
Acolheu-se as experiências e sintomas desencadeadores de sofrimento psíquico, que erigiram
asintervenções e as discussões culminadas na produção deste trabalho. Abordando o tema sobre
a premente necessidade de formação de grupos psicoterapêuticos entre estudantes universitários
em situação de vulnerabilidade social, este relato apresenta, como objetivo geral, a proposta de
realizar intervenções em grupo psicoterapêutico, durante o período de estágio do curso de
Psicologia, em instituição universitária, com população em situação de vulnerabilidade social
e, como objetivos específicos, cumprir com os estágios obrigatórios à formação em Psicologia;
desenvolver as habilidades à futura atuação profissional; acolher as demandas emocionais de
discentes universitários, residentes em moradia estudantil. A partir da formação do grupo
psicoterapêutico, foram realizados encontros semanais, durante o ano de 2022, com resultados
avaliados positivamente pela comunidade da instituição atendida. Este trabalho elucida a
pertinente intervenção discente durante o período de estágio do curso de Psicologia,
promovendo a prática das habilidades e potencialidades necessárias à formação das futuras
profissionais, e ao provimento de suporte psicológico necessário aos discentes universitários
em situação de vulnerabilidade social, demonstrando a relevância da formação de grupos
psicoterapêuticos em instituições, capaz de propiciar o acolhimento de demandas emocionais
de discentes universitários em etapa tão delicada da vida, quanto a passagem pela formação
universitária.

Biografia do Autor

Marcia Teixeira, Faculdade de Presidente Prudente

Graduanda em Psicologia pelo Programa de Graduação/Bacharelado em Psicologia na Faculdade de Presidente Prudente/Uniesp. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCT).

Milena Cristina Nogueira de Menezes, Faculdade de Presidente Prudente

Graduanda em Psicologia pelo Programa de Graduação/Bacharelado em Psicologia na Faculdade de Presidente Prudente/Uniesp.

Liége Ricci Martins Caldeira, Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCL)

Mestra em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCL), graduada em Psicologia. Professora de Graduação em Psicologia da Faculdade de Presidente Prudente/UNIESP

Downloads

Publicado

2023-05-17

Edição

Seção

Artigos