MEDIAÇÃO E PROMOÇÃO DA LEITURA
Palavras-chave:
Leitura, Informação, Mediação, PNLLResumo
O texto aborda a relevância da leitura para o aprendizado contínuo e participação social, destacando sua conexão com a Ciência da Informação. O Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) reconhece a leitura como política pública crucial para a cidadania e desenvolvimento. A evolução histórica da leitura é discutida, ressaltando sua transformação de atividade passiva para criadora de conhecimento. No século XXI, diante da diversificação das formas de leitura, surge o desafio de redefinir seu significado contemporâneo. A promoção da leitura é apresentada como um desafio, exemplificada pelo Projeto EntreVersos em Dois Córregos, São Paulo, que envolveu a comunidade na promoção da leitura e poesia, principalmente entre os alunos. A mediação da leitura é enfatizada como uma prática formadora, destacando a importância da formação de mediadores capazes de construir conhecimento. A promoção da leitura incentiva os alunos a serem protagonistas em sua formação, como evidenciado em Dois Córregos, onde os alunos e comunidade participaram ativamente na composição de poesias. Em resumo, a leitura é considerada crucial para o desenvolvimento social e cognitivo, influenciando a cultura e a sociedade.