AVALIAÇÃO DE CONTEXTO:
PERSPECTIVA PARA UM SISTEMA MUNICIPAL DE AVALIAÇÃO
Palavras-chave:
Educação infantil., Avaliação da educação, Políticas públicas educacionais, Conselho municipal de educaçãoResumo
Nos municípios que optaram por um sistema próprio de ensino a formulação, a implementação e a gestão de políticas públicas é incumbência dos gestores municipais conjuntamente com os Conselhos Municipais de Educação. Considerando tal premissa, elaboramos este estudo a partir da coleta e análise de dados acerca da gestão de políticas públicas para a Educação Infantil pelo Conselho Municipal de Educação de São Carlos/SP, objetivando discutir sobre as contribuições de um sistema municipal de avaliação da Educação Infantil, que seja capaz de subsidiar, de fato, a formulação, implementação e gestão de políticas públicas locais. Utilizamos a abordagem quanti-qualitativa, por meio da revisão bibliográfica e documental. O estudo aponta a inércia dos gestores e a necessidade de construção conjunta e democrática de um sistema municipal de avaliação da Educação Infantil que seja regido pela perspectiva da avaliação de contexto, onde o objeto da avaliação seja o processo de ensino e aprendizagem.