AVALIAÇÃO DE CONTEXTO:

PERSPECTIVA PARA UM SISTEMA MUNICIPAL DE AVALIAÇÃO

Autores

  • Dayane A. Fanti Tangerino Faculdade de Araraquara (FARA).
  • Renata A. Drape Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Palavras-chave:

Educação infantil., Avaliação da educação, Políticas públicas educacionais, Conselho municipal de educação

Resumo

Nos municípios que optaram por um sistema próprio de ensino a formulação, a implementação e a gestão de políticas públicas é incumbência dos gestores municipais conjuntamente com os Conselhos Municipais de Educação. Considerando tal premissa, elaboramos este estudo a partir da coleta e análise de dados acerca da gestão de políticas públicas para a Educação Infantil pelo Conselho Municipal de Educação de São Carlos/SP, objetivando discutir sobre as contribuições de um sistema municipal de avaliação da Educação Infantil, que seja capaz de subsidiar, de fato, a formulação, implementação e gestão de políticas públicas locais. Utilizamos a abordagem quanti-qualitativa, por meio da revisão bibliográfica e documental. O estudo aponta a inércia dos gestores e a necessidade de construção conjunta e democrática de um sistema municipal de avaliação da Educação Infantil que seja regido pela perspectiva da avaliação de contexto, onde o objeto da avaliação seja o processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Dayane A. Fanti Tangerino, Faculdade de Araraquara (FARA).

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e em Ciências Jurídicas pela Universidade Paulista (2010). Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Escola Paulista de Direito e em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de São João Del-Rey. Mestre em Direito Penal pela Universidade de São Paulo. Advogada. Procuradora Legislativa. Professora na Faculdade de Araraquara (FARA). E-mail:dayanefanti@gmail.com.

Renata A. Drape, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Especialista em Educação Especial: ênfase generalista. Especialista em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar. Especialista em Literatura e Outras linguagens na Educação Infantil. Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora de Educação Infantil. E- mail:renatadrape17@gmail.com.

Downloads

Publicado

2024-08-30