JUDICIALIZAÇÃO DO DIREITO À EDUCACÃO INCLUSIVA:

breve análise diante do novo paradigma constitucional

Autores

  • Erika Neder dos Santos Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

judicialização, educação inclusiva, implementação, politicas publicas

Resumo

Este estudo explora a crescente judicialização do direito à educação inclusiva diante do novo paradigma do Direito Constitucional, marcado pela aplicabilidade direta e imediata das normas constitucionais. Com enfoque no atendimento educacional especializado para pessoas com deficiência, consagrado no artigo 208, inciso III, da Constituição, a pesquisa investiga se a judicialização emerge como um meio eficaz para garantir a efetividade desse direito. A análise, fundamentada em pesquisa bibliográfica e documental revela a relevância desse fenômeno diante da ineficiência estatal na implementação de políticas públicas adequadas à promoção da inclusão escolar.

Biografia do Autor

Erika Neder dos Santos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Advogada, professora, mestre em direito pela UFJF, doutoranda em ciências sociais pela UFJF. Email

erika.neder@gmail.com

Downloads

Publicado

2024-08-30