POESIA ROMÂNTICA SENTIMENTAL BRASILEIRA: TUBERCULOSE, BYRONISMO, MAL DO SÉCULO.

Autores

  • Rosa Maria Mijas Beloto
  • Miguel Teixeira dos Santos Neto

Resumo

O Romantismo é um estilo literário predominante na primeira metade do século XIX que se caracteriza pela subjetividade (valorização da visão de mundo de um indivíduo: o eu-lírico na poesia e o narrador pessoal na prosa narrativa), pela idealização da realidade e de tudo e de todos que dela fazem parte, do escapismo, da religiosidade, do culto à natureza etc. Assim é a Literatura Romântica na Alemanha, seu país de origem, na Inglaterra, no restante da Europa e no Brasil. O Romantismo tem duas fases ou gerações: a nacionalista, que exalta a Pátria, seus grandes feitos históricos e seus heróis, a sentimental, que fala da melancolia, do desejo de morte e do sofrimento decorrentes dos amores frustrados, não correspondidos e, no Brasil, que teve mais uma fase, a fase social, que trata de temas políticos, sociais, como a escravidão. O presente artigo vem ressaltar a poesia sentimental produzida no Romantismo Brasileiro influenciada pela poesia do inglês Lord Byron e, por isso, chamada byroniana, em que o eu - lírico deseja morrer para após a morte ter o amor da mulher amada impossível de ser correspondido nesta vida, deixando-se definhar, levando uma vida boêmia, desregrada, em constante risco de adoecer, tendência chamada mal do século. Também é o mal do século a tuberculose, que, no mesmo período, alastra-se matando muitas pessoas (epidemia). O mais importante poeta dessa geração romântica é Álvares de Azevedo e o presente artigo mostra que tanto o mal do século tendência do Romantismo como o mal do século tuberculose contagiaram igualmente a criatura (eu-lírico) e seu criador (poeta).

Referências

BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo; Cultrix, 2015.

MOISÉS, Massaud. História da literatura Brasileira: Das origens ao Romantismo. 4ª; ed. São Paulo: Cultrix, 2012 (Volume I).

MONTOIA, Mayla Louise Greboge. Literatura Romântica de Goethe através da obra Os Sofrimentos do Jovem Werther. Curitiba: Cadernos de Clio, 2018 . Disponível em file///C:/Users/ROSA-2022/Downloads/68639-306160-1-PB.

GOETHE, Johann Wolfgang von. Os sofrimentos do jovem Werther. Porto Alegre: LPM, 2017.

LORD BYRON, Disponível em

http://educacao.globo.com/artigo/lord-byron-inspiracao-para-o-poetas-ultrarromanticos-brasileiros.html

LORD BYRON, Disponível em

https://educacao.uol.com.br/biografias/george-gordon-noel-lord-byron.htm?cmpid=copiaecola

MACIEL, Marina der Souza; MENDES, Plínio Duarte; GOMES, Andréia Patrícia & BATISTA, Rodrigo Siqueira. A história da tuberculose no Brasil: os muitos tons (de cinza) da miséria in “Revista Brasileira de Clínica Médica”. São Paulo, 2012, disponível em

http://files.bvs.br/upload/S/1679-1010/2012/v10n3/a2886.pdf

https://bvsms.saude.gov.br/tuberculose-21/

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/tuberculose/

ROSA, Dione M.S. Prosa Gótica de Álvares de Azevedo em Noite na Taverna.Curitiba; Editora Prismas, 2017.

AZEVEDO, Álvares ,

Disponível em https://www.academia.org.br/academicos/alvares-de-azevedo

AZEVEDO, Álvares. Melhores Poemas de Álvares de Azevedo. São Paulo: Global Editora, 2022.

______Lira dos Vinte Anos . Cotia: Ateliê Editora, 2014

______Macário. São Paulo: L&PM Editores, 2001.

Downloads

Publicado

2023-03-01