A ECONOMIA CRIATIVA NO BRASIL:
UMA ABORDAGEM DO PERÍODO ANTES E PÓS-PANDEMIA
Resumo
A economia criativa é baseada na criatividade, talento e inovação para geração de bens e serviços de valor, com finalidades de exploração econômica. Embora não seja possível datar suas origens com precisão, foi difundida pelo mundo a partir do Reino Unido nos anos 2000, chegando ao Brasil, onde ganhou impulso a partir da crise econômica de 2008. Neste contexto, este estudo tem como objetivo principal investigar o impacto causado pelas atividades da economia criativa, considerando principalmente o período durante e pós-pandemia, comparado a períodos anteriores, de forma a verificar seu potencial de proporcionar sustentabilidade financeira. Para tal, é utilizada uma abordagem descritiva, com coleta de dados de dados a partir da pesquisa documental e bibliográfica. A análise dos resultados encontrados indica que a economia criativa teve participação relevante no PIB nacional, no período anterior a pandemia, chegando a 2,91% no PIB na primeira medição pós-pandemia. No período pós-pandemia, houve um aumento significativo no número de profissionais registrados formalmente no mercado de trabalho da economia criativa, com cerca de 935 mil profissionais registrados, o que representa um incremento na ordem de 11,7% quando comparado a 2017.
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