DEFICIENTE INTELECTUAL:
A INCLUSÃO E OS DESAFIOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO
Resumo
Estimulando uma conexão entre saúde e educação, o presente trabalho investiga os desafios da alfabetização e da inclusão dos deficientes intelectuais no âmbito escolar. Vale lembrar que a Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96 garante o acesso e a permanência desses alunos em classes de ensino regular. Tendo como pressuposto que as crianças deficientes intelectuais passam pelo mesmo processo de alfabetização das crianças consideradas típicas (normais), elas devem ser alfabetizadas em sala de ensino regular, desde que suas condições permitam. Mesmo com leis, no entanto, a inclusão das crianças com deficiência parece não ocorrer plenamente, tanto que nem todos que são inclusos se alfabetizam. Para atingir os objetivos desta pesquisa, realizou-se um levantamento bibliográfico da deficiência intelectual, considerando os aspectos históricos da inclusão, a deficiência intelectual e seu processo inclusivo, a alfabetização, a adequação curricular e as dificuldades que o deficiente intelectual encontra nos anos iniciais. Sugere-se, em conclusão, que a falta de recursos, que a ausência da adaptação curricular e que o despreparo dos professores para a inclusão da criança deficiente intelectual na rede regular de ensino são os maiores entraves para a inclusão dos alunos deficientes intelectuais no ambiente escolar.
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