ESTRATÉGIAS, METODOLOGIAS E INTERVENÇÃO PARA A INCLUSÃO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Camilla Zacharias Minerva
  • Luciana Ferreira Leal

Resumo

Com o objetivo de responder quais são os desafios e as possibilidades dos métodos de intervenção para a aprendizagem da criança com o transtorno do espectro autista, procuramos neste trabalho analisar três abordagens metodológicas para o desenvolvimento da criança com o transtorno do espectro autista: 1) ABA: significa análise aplicada do comportamento, e seu tratamento dura entre 30 a 40 horas semanais a fim de aprimorar alguma habilidade; 2) PEC: sistema de comunicação por troca de figura, que é um recurso terapêutico voltado à comunicação, em que os autistas aprendem a usar figuras para se comunicar expressivamente; 3) e o modelo TEACCH: tratamento e educação para crianças autistas e com distúrbios de comunicação. É um método individual que usa a avaliação PEP-R, ensina conteúdos cognitivos e da vida prática. Cada metodologia tem uma abordagem diferente, pois cada criança autista se desenvolve e tem necessidades diferentes.  Descrevemos, brevemente, as características do transtorno e as maiores dificuldades para um TEA: a área social, linguagem e comunicação e comportamento e pensamento. Para um respaldo maior, pautamo-nos a Lei Berenice Piana nº 12.764/2012, em relação a cuidados, educação inclusiva com apoio do cuidador.  Além das abordagens metodológicas, algumas estratégias de como o professor pode ajudar o aluno TEA são descritas; são dicas simples que pretendem ajudar o professor da sala comum lidar com os alunos.

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Publicado

2023-03-01