Sobre a Revista

Em 2022, numa ação articulada entre a Presidência da UNIESP S.A. e a Diretoria de Pesquisa, Extensão e Publicações (DIPEX) da referida instituição, foi criado e posto em funcionamento o Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Publicações – CEPE e, simultaneamente, os Núcleos de Pesquisa da UNIESP S.A, órgãos encarregados de fomentar parte da pesquisa a ser realizada na IES. Os Núcleos agrupam investigações sobre saúde, meio ambiente, direito e educação. Embora a UNIESP S.A, presente em cinco estados do Brasil, seja uma rede de faculdades e de centros universitários, já constitui política da Presidência a forte promoção institucional da pesquisa, amparada na crença de, primeiro, não existe formação completa de um egresso de qualquer curso de graduação – como profissional, cidadão e indivíduo -  que não passe pela tríade ensino-pesquisa-extensão, e, segundo, semelhante ação acarreta um ganho de qualidade e de produção acadêmica nos docentes da casa e, consequentemente, nos alunos. Com efeito, pretende-se aqui evidenciar alguns dados que atestam tal importância. Neste primeiro ano de funcionamento, o Centro, por meio de seus Núcleos de Pesquisa organizaram dois colóquios interdisciplinares, com base em apresentação de comunicações seguidas de debates, nos quais avultaram os temas relacionados à saúde e ao direito. Por meio de transmissão remota, os dois colóquios tiveram, no conjunto, mais de mil visualizações, além de numerosos elogios da comunidade acadêmica. Vale salientar que os professores membros do Centro revelaram-se muito interessados e engajados em integrar tais simpósios, nos quais apresentam comunicações previamente preparadas e, em boa parte dos casos, antecipadas pela criação de artigos a ser futuramente publicados em jornais e portais de notícias. A eventual produção decorrente dos colóquios – tanto dos docentes participantes quanto dos ouvintes – é publicada em anais.  Entre um e outro colóquio, professores do Centro apresentaram trabalho em congresso internacional de Bioética em respeitada universidade paulistana. Os trabalhos serão publicados também na forma de anais. Os bons resultados dessas ações de pesquisa têm atraído cada vez mais os docentes para o mundo acadêmico, em cujas particularidades eles desejam se inserir com mais vigor. Com frequência, outros professores manifestam desejo de fazer parte do Centro, o que será realizado no próximo ano. Em virtude de intervenções acadêmicas dessa natureza, os docentes da UNIESP S.A têm à disposição mais uma ferramenta para o crescimento acadêmico, o enriquecimento conceitual, a visibilidade profissional e a atualização de seu currículo, tudo se refletindo na qualidade geral do ensino.