Edições anteriores

  • Anais do 2º Colóquio do Centro e Núcleos de Pesquisa da UNIESP S.A. 
    v. 1 n. 1 (2022)

    Estes Anais reúnem algumas das produções acadêmicas e das reflexões críticas originadas do 2º Colóquio do Centro e Núcleos de Pesquisa da UNIESP S.A, que teve lugar em São Paulo no dia 17 de outubro de 2022, a partir das 19h. e cujo tema geral gravitou em torno de questões importantes sobre Saúde e Meio Ambiente na atualidade.

    O mencionado colóquio pretendeu proporcionar aos participantes atividades de formação continuada de alto nível acadêmico e de intensa relevância social na área de saúde, de direito e do meio ambiente, fomentado reflexões sobre possíveis articulações e interfaces em tais campos de conhecimento.

    Para tanto, o evento foi dividido em dois blocos complementares com exposições orais de professores mestres, ex-bolsistas do Programa de Titulação Docente (PTDO) da UNIESP S.A.  No primeiro bloco, enfatizaram-se discussões atuais e polêmicas a propósito da saúde. Já no segundo, abordaram-se aspectos legais e sociais do meio ambiente.

  • Anais do 3º Colóquio do Centro e dos Núcleos de Pesquisa da UNIESP S.A. 
    v. 2 n. 1 (2023)

    Estes Anais enfeixam algumas das produções acadêmicas e reflexões críticas inspiradas pelo IIIº Colóquio do Centro e dos Núcleos de Pesquisa da UNIESP S.A, ocorrido em São Paulo, no dia 5 de abril de 2023, e cujo tema girou em torno de questões importantes e atuais sobre o conceito de Saúde Única.

     “A Saúde Única é uma abordagem global multissetorial, transdisciplinar, transcultural, integrada e unificadora que visa equilibrar e otimizar de forma sustentável a saúde de pessoas, animais e ecossistemas. Reconhece que a saúde de humanos, animais domésticos e selvagens, plantas e o meio ambiente (incluindo ecossistemas) estão intimamente ligados e são interdependentes. A abordagem mobiliza vários setores, disciplinas e comunidades, em diferentes níveis da sociedade para trabalhar em conjunto, promover o bem-estar e enfrentar ameaças à saúde e aos ecossistemas. Ao mesmo tempo, aborda a necessidade coletiva de água limpa, energia e ar, alimentos seguros e nutritivos, agindo sobre as mudanças climáticas e contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Esta abordagem que opera nos níveis local, regional, nacional e global reconhece a interconexão entre pessoas, animais, plantas e meio ambiente compartilhado. Dessa forma, problemas complexos na interface humano-animal-ambiente podem ser melhor resolvidos por meio da comunicação, cooperação, complementação, coordenação, organização e colaboração multidisciplinar. Concebe-se que a saúde humana, animal e ambiental estão conectadas e o que aconteça com cada um deles, afetará as demais”

  • ANAIS DO IVº COLÓQUIO DO CENTRO E NÚCLEOS DE PESQUISA DA UNIESP S.A. 
    v. 2 n. 2 (2024)

    O material que vem a seguir organizado nestes Anais constitui um testemunho eloquente do evento científico-acadêmico IVo Colóquio do Centro e Núcleos de Pesquisa da UNIESP S.A., que, no dia 05 de setembro de 2023, de forma remota, atingiu o ápice com a palestra da médica neuropsiquiatra Profa. Dra. Tânia Maria Novaretti, que tratou, na oportunidade, das articulações cada vez mais alarmantes entre os impactos ambientais em geral e a saúde mental em especial.

    Integram, inicialmente, os presentes Anais as transcrições das “Apresentações” orais das Professoras Rosa Maria Mijas Beloto e Flavia Petra Melara Benatti, que, na ocasião do evento, não alcançaram ser ouvidas por problemas técnicos daquela espécie a que ninguém está completamente imune nesta quadra de numerosas tecnologias. Seja como for, o que ambas disseram já se encontra aqui devidamente registrado e poderá ser apreciado pelos leitores. Conforme apregoa o provérbio latino, Verba volant, scripta manent.

    Em seguida, os Anais empenham-se em reportar sinteticamente o funcionamento do IVo Colóquio, tratando de sua temática, objetivos nucleares, principais funções, com a apresentação dos palestrantes e dos debatedores do evento. Por fim, estão listados os resumos, que são o ponto central destes Anais.

    Resta externar vivos agradecimentos aos pesquisadores integrantes dos Centros e Núcleos de Pesquisa da UNIESP, aos investigadores de outras instituições de ensino que fizeram a gentileza de enviar seus relevantes resumos e ao apoio dos diretores da UNIESP. Agradeço, como não poderia deixar de ser, à professora Rosa Beloto e ao Prof. Edilson Gomes Jr., protagonistas de excelentes trocas de ideias, que quase sempre são concretizadas com o correr dos dias de trabalho. E, de maneira especial e intensa, agradeço à Professora Claudia Pereira o indispensável e seguro suporte administrativo e acadêmico de todas as horas.

    Muito obrigado!

     

    João Adalberto Campato Jr.