Resumo
O artigo investiga a recepção da obra O jogador: das memórias de um jovem, de Fiódor Dostoiévski, no “Clube de leitura virtual João Anzanello Carrascoza”, composto por leitores com pouca familiaridade com a literatura russa ou com o autor. Apesar das dificuldades, os participantes demonstraram interesse crescente, identificando características centrais da narrativa dostoievskiana, como o mergulho psicológico nas contradições humanas e os dilemas éticos. A iniciativa reafirma o papel de clubes de leitura na formação de leitores críticos. Baseado na Estética da Recepção de Iser e no papel formador da literatura, como destacado por Zilberman, o clube amplia o acesso a obras relevantes, promovendo reflexão e alteridade. O jogador, marcado pela análise do vício em jogos e das relações humanas, gerou discussões ricas entre os participantes, com interpretações diversas e trocas de perspectivas. O romance expõe o conflito entre racionalidade e compulsão, evidenciando o impacto psicológico do jogo e a influência social. Fundado em 2021, o clube busca democratizar o acesso à literatura, promovendo o prazer da leitura e desafiando os leitores a explorarem obras diversificadas. A discussão de O jogador exemplifica como essa abordagem estimula o senso crítico e fortalece vínculos comunitários. A experiência reforça a ideia de que a literatura é espaço de humanização e diálogo, essencial para formar uma sociedade mais reflexiva e empática.
Biografia do Autor
Luciana Ferreira Leal, Universidade Estadual do Paraná - Unespar
Graduada em Letras (Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Assis), tem Mestrado em Letras (Universidade Estadual de Londrina) e Doutorado em Literatura e vida social (UNESP). É professora e pesquisadora da UNESPAR. Tem experiência na área de Literatura, com pesquisa nos seguintes temas: literatura infantil e juvenil, ensino de literatura, formação do leitor literário, literatura clássica e contemporânea. Possui Pós-doutorado em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras, UNESP e desenvolveu estágio de Doutorado Sanduíche, com bolsa CAPES, junto à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Vila Real, Portugal. Integra os grupos de pesquisa GELLE (Grupo de pesquisa em língua, literatura e ensino) e NIPELL (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura). É autora de livros, capítulos de livros e artigos publicados em periódicos acadêmico-científicos nacionais e internacionais. Paranavaí, Paraná, Brasil. Links do Lattes e ORCID: https://lattes.cnpq.br/1185097680420065; https://orcid.org/0000-0002-7139-6765. E-mail: luciana.leal@unespar.edu.br
Olinda Cristina Martins Aleixo, Faculdades Faccat
É Doutora em Literaturas em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, de São José do Rio Preto (UNESP / Ibilce 2010). Possui graduação em Letras Anglo-Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL - 1996), especialização em Literatura Brasileira também pela UEL (1997) e mestrado em Letras pela UNESP de S. J. Rio Preto (2002). Trabalhou durante 15 anos na Faculdade Ernesto Riscali (Olímpia SP), onde foi professora, coordenadora e diretora, ministrando disciplinas no eixo de Literatura e Ensino de Literatura, Língua Portuguesa e Metodologia do Trabalho Científico. Foi coordenadora dos cursos de Letras e Pedagogia e também atuou na Coordenação de Pesquisa e de Pós-Graduação. Nesta mesma instituição, foi integrante dos NDEs de Letras, Pedagogia e Direito. Lecionou em outras instituições de ensino superior da região de São José do Rio Preto (SP), ministrando disciplinas do eixo de Literatura e Ensino de Literatura. Atualmente, dá aulas na instituição de ensino superior FACCAT, de Tupã. Tem experiência nas áreas de Letras e Pedagogia, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Contemporânea, Teoria Literária, Literatura Infanto-Juvenil e Ensino e aprendizagem de Literatura; e na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores.
João Adalberto Campato Júnior, Universidade Brasil
Bacharel em Letras - Tradutor (Português - Francês) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) (1992). Licenciado em Letras - Português-Espanhol - pelo Centro Universitário Cidade Verde (2025). Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes. Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) (1997) e Doutor em Literaturas em Língua Portuguesa - Unesp (2002). Tem Pós-Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas em Língua Portuguesa pela USP. Tem Pós-Doutorado em Teoria da Literatura pela UNICAMP. Tem Pós-Doutorado em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem Pós-Doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). É autor de vários livros e artigos científicos. Foi Professor Colaborador no Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ex-Professor da Fatec de Adamantina. É docente e orientador permanente do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Ambientais na Universidade Brasil(UB). Coordenador de Revistas da UNIESP S.A. Membro dos Grupos de Pesquisa do CNPq: "Ciências Ambientais e Saúde" (Universidade Brasil),"Ética e Bioética" (Universidade Mackenzie), "Machado de Assis e seus textos: edição e recepção" (Universidade Federal de Uberlândia), "MILA - Manuscritos e Impressos Luso-Americanos (antigo: A escrita no Brasil Colonial e suas Relações)" Unesp/Assis. É membro da Associação Brasileira de Retórica. Líder do Grupo de Pesquisa "Análise Argumentativa do Discurso Educacional" (Universidade Brasil/CNPq). . Experiência em docência, pesquisa e orientação em Literaturas de Língua Portuguesa, Comunicação, Comunicação Ambiental, Metodologia Científica, Teoria da Literatura, Retórica, Teoria da Argumentação, Educação Ambiental, Análise do Discurso, Relações Étnico-Raciais e Multiculturalismo. É membro da Associação Brasileira de Linguistica (ABRALIN), da Sociedade Brasileira de Retórica (SBR) e da Associação Brasileira de Argumentação (ABA).