Edições anteriores
-
Revista Ciência Contemporânea
v. 1 n. 4 (2023)É com grande satisfação que apresento a quarta edição da Revista Ciência Contemporânea.
Nessa direção, o primeiro artigo deste número da revista apresenta “A percepção dos profissionais de enfermagem atuantes em unidade de hemodiálise frente a fístula arteriovenosa (FAV)” propõe, a partir de uma revisão nacional e internacional de literatura, descrever às intercorrências com a FAV e as intervenções realizadas pelos enfermeiros.
No segundo artigo “A tecnologia aplicada para a sistematização de assistência em enfermagem (SAE) para pacientes com doença renal crônica (DRC)” os autores objetivam a analisar as contribuições da tecnologia na (SAE) no cuidado prestado ao paciente com DRC.
Referente ao manuscrito “Atuação do enfermeiro frente as violências contra crianças e adolescente” discuti os aspectos sociais da violência doméstica contra esta população, bem como o impacto no processo de aprendizagem e o papel das políticas públicas brasileiras para o enfrentamento desse problema.
No que concerne a pesquisa “O autocuidado da gestante na prevenção da sífilis: estratégias do enfermeiro a luz da teoria de Orem” trata-se de uma revisão integrativa e traz como reflexão a necessidade de melhorar a organização dos serviços de saúde, ampliação do acesso à população, aumentando assim a captação precoce das gestantes para realização do pré-natal, dos exames laboratoriais relativos este período e das intervenções de enfermagem e do autocuidado.
Relativo ao artigo “Percepção dos profissionais de enfermagem frente à pandemia de covid-19: saúde laboral e rede de apoio” os achados evidenciaram as principais implicações da pandemia para os profissionais de enfermagem estudado, sobretudo, referente a saúde física e mental e os recursos institucionais ofertados para a assistência a estes trabalhadores.
Quanto aos manuscritos “Perfil dos atendimentos realizados pelo serviço de atendimento móvel de urgência 2016 a 2021: uma revisão da literatura” verifica-se as características epidemiológicas e patológicas das pessoas que receberam assistência pré-hospitalar móvel no Brasil no período estudado.
No último o artigo desta edição “Primeiros socorros na escola: construção de material educativo para alunos de ensino fundamental” os autores aplicando a pesquisa metodológica devolveram um material educativo para capacitação de crianças em idade escolar para atuação em situações de emergência.
Por fim, destaca-se que grande parte dos trabalhos são produtos provenientes de conclusões de curso de enfermagem, foram apreciados por bancas examinadoras e pareceristas ad hoc deste periódico.
Espera-se que os leitores apreciem os esforços e as contribuições destas pesquisas ao debate em torno da temática da ciência da saúde e da contemporaneidade.
Prof. Dr. Hercules de Oliveira Carmo
Editor chefe
Faculdade de Educação de Guaratinguetá (FACEG)