PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA

CONSTRUÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO PARA ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Andréia Aparecida Barros Graduação em Enfermagem. Faculdade de Educação de Guaratinguetá – FACEG
  • Elaine Cristina de Almeida Oliveira Graduação em Enfermagem. Faculdade de Educação de Guaratinguetá – FACEG
  • Fabiana Rodrigues da Silva Sampaio Graduação em Enfermagem. Faculdade de Educação de Guaratinguetá – FACEG
  • Judy B Betti Oliveira Graduação em Enfermagem. Faculdade de Educação de Guaratinguetá – FACEG
  • Alessandra Guimarães M. Moreira Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Coordenadora e Docente no curso de enfermagem. Faculdade de Educação de Guaratinguetá – FACEG
  • Raquel Martins Ferraz Enfermeira. Mestre em Design. Docente no curso de enfermagem. Faculdade de Educação de Guaratinguetá – FACEG
  • Hercules de Oliveira Carmo Enfermeiro. Doutor em Ciências da Saúde. Docente no curso de enfermagem. Faculdade de Educação de Guaratinguetá – FACEG.

Resumo

Introdução: As crianças passam a maior parte do dia nas instituições de ensino, em decorrência, houve um aumento de casos de acidentes entre crianças e adolescentes no ambiente escolar. Desse modo, iniciou-se discussões entre responsáveis e instituições à cerca de introduzir conhecimentos básicos para o atendimento de urgência e emergência, contemplando que qualquer pessoa devidamente capacitada pode realizar as ações de primeiros socorros. Objetivo: Desenvolver um material educativo para capacitação de crianças matriculadas no ensino fundamental para atuação em primeiros socorros. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica, visando à elaboração e desenvolvimento de um vídeo de capacitação em primeiros socorros, obedeceu a três etapas, sendo elas: a primeira que designou ao levantamento do conteúdo na literatura, a segunda, referiu-se à elaboração do roteiro com as temáticas em urgência e emergência e a última etapa, destinou-se a criação do vídeo de capacitação. Resultados: Participaram da execução do vídeo educativo 4 pesquisadores e 1 ator convidado, possibilitando na criação de técnicas instrutivas acerca dos primeiros socorros para os principais tipos de acidentes que ocorrem em ambientes escolares, bem como os ferimentos causados por queda, o desmaio por perda da consciência parcial ou total da criança e engasgamento que é ocasionado pela ingestão de objeto estranho. Conclusão: é de fundamental importância o uso do recurso educativo contribuindo efetivamente como facilitador para o processo de ensino-aprendizagem das crianças, possibilitando-as tornarem protagonistas neste aprendizado.

Downloads

Publicado

2023-06-06